Clínica Geral > Saúde

Como controlar os sintomas da menopausa

Por Redação Doutíssima 21/05/2013

Portrait of mature woman sitting in countryside

Fase natural do ciclo da vida de toda mulher, a menopausa nem sempre chega no mesmo período para todas. Fique por dentro!
Menopausa Prematura
Basicamente, calafrios e sensação de calor acompanham a menopausa. Muitas mulheres entram na menopausa prematuramente, tendo assim, que se preocupar com os sintomas físicos e emocionais que essa mudança de fase de vida acarreta.

menopause-symptoms
Menopausa normal
O termo menopausa é constantemente usado para descrever o momento em qual o ciclo de fertilidade acaba. A partir do momento que a mulher entra na menopausa, ela não pode mais engravidar, salvo em casos raros.

menopause

No entanto, nem todas as mulheres entram na menopausa de forma natural. Algumas mulheres experimentam a menopausa induzida como resultado de cirurgias ou tratamentos médicos, como quimioterapia e radioterapia pélvica.

O que é menopausa induzida?

A menopausa cirúrgica ocorre quando uma mulher na pré-menopausa tem seus ovários removidos cirurgicamente, num processo chamado de ooforectomia bilateral. Isso ocasiona uma menopausa induzida e, na maioria das vezes, esse procedimento intensifica e torna mais evidentes os sintomas da menopausa natural.

Por que alguém se submeteria a uma ooforectomia bilateral?

Na maioria dos casos, a ooforectomia bilateral é realizada devido a um histórico de câncer do colo do útero ou câncer do ovário. No entanto isso pode, eventualmente, ser feito para o tratamento de condições não cancerosas, tais como fibroides uterinos, endometriose, ou infecções graves.

A menopausa pode também ser ocasionada devido à uma danificação dos ovários em razão de algum processo cirúrgico ou de tratamento químico.

Mas, uma vez chegada a menopausa, como aliviar os desconfortos dos sintomas?

A intensidade e duração das ondas de calor ou calafrios variam de mulher para mulher. Algumas têm sensação de calor mais constante que outras e o período dessa ocorrência também pode variar. Geralmente, esse tipo de sintoma é menos grave e, como o tempo, passa.

Posso aliviar a sensação de calor no corpo?

menopause

Embora possa ser impossível evitar completamente o “calorão” durante a menopausa, há certos conselhos que podem te ajudar a passar por essa fase de uma maneira mais confortável.

Mantenha-se longe de:

  • Estresse
  • Cafeína
  • Álcool
  • Alimentos picantes
  • Roupas apertadas
  • Exposição ao calor
  • Exposição à fumaça de cigarro

Para minimizar o desconforto da menopausa:

– Procurar se sentir confortável o máximo possível.

– Mantenha seu quarto fresco à noite.

– Use ventiladores durante o dia.

– Use roupas finas com fibras naturais, como algodão.

 

Faça exercícios de respiração

yoga-para-aliviar-os-sintomas-da-menopausa-300x200

Tente praticar uma respiração profunda abdominal, lenta (de seis a oito respirações por minuto). Pratique a respiração profunda por 15 minutos pela manhã e 15 minutos à noite e também no início de ondas de calor.
Exercite-se diariamente

Andar a pé, nadar, dançar e andar de bicicleta são todas boas pedidas.
Compressas se água fria para colocar na cabeça durante a noite podem ser úteis.
Fale com o seu médico antes de decidir iniciar a terapia de reposição hormonal, ou TRH. Este tratamento evita o desconforto dos sintomas em muitas mulheres. Além disso, ele pode ajudar a outros sintomas da menopausa, incluindo o ressecamento vaginal e os transtornos de humor. No entanto, mesmo a terapia hormonal a curto prazo traz alguns riscos, incluindo coágulos e inflamação da vesícula biliar. Se a TRH não for indicado para você, existem outros tratamentos que podem oferecer alívio e conforto, mas o essencial é contar sempre com um acompanhamento ginecológico.

Tratamentos alternativos incluem:

Consumo de Vitaminas do complexo B e E e Ibuprofeno.

vitamina-E-alimentos-ricos-em-vitamina-Evitamina-b

Normalmente os remédios prescritos são:

Catapres, Catapres-TTS e Aldomet; medicamentos para pressão arterial; pílulas anticoncepcionais; antidepressivos, como Zoloft, Paxil e Effexor e outros hormônios, como Provera e Megace.

Fonte: Webmd