Estética

Fique livre dos pés de galinha

Por Redação Doutíssima 22/05/2013

 

pés de galinha

As causas de pés de galinha geralmente são originadas pela repetitiva expressão do rosto, pois em volta dos olhos possuímos um músculo circular, chamado orbicular. Quando ele se movimenta, repuxa a pele que o recobre. Isso pouco afeta quem é jovem: pele rica em colágeno e com boa elasticidade acompanha sem ruga alguma esse movimento muscular, porém ocorre mudanças com o passar dos anos. A pele não consegue mais acompanhar ilesa a movimentação muscular. Nesse momento, aparecem pés de galinha, que pioram progressivamente.

Como evitar:

Cuidado com o Sol: Tomar sol sem proteção envelhece a pele, pois danifica o colágeno e as fibras elásticas, piorando a sustentação e a elasticidade da pele. Os raios responsáveis por esse estrago são o ultravioleta A e o ultravioleta B, também chamados de UVA e UVB. O UVB queima a pele, causa a vermelhidão e está mais presente entre as 10 da manhã e as 4 da tarde. Portanto, não esqueça de passar o protetor solar na parte da manhã e a tarde.

Contração muscular: A famosa expressão, “apertar os olhos”, ou fazer a famosa expressão de dúvida também auxilia ao crescimento do pé de galinha. Em caso de exposição ao sol, para evitar a contração dos olhos, sempre utilize óculos escuros

Cigarro: Segundo teorias, o cigarro envelhece mais que o sol, pois a nicotina prejudica a circulação sanguínea, comprometendo a nutrição e oxigenação da pele. O processo acaba prejudicando de dentro pra fora. Além disso, quem fuma contrai repetidamente seu músculo orbicular, para evitar que a fumaça entre nos olhos

Menopausa: Os hormônios femininos ajudam a manter a saúde do colágeno. Depois da menopausa, as rugas – incluindo aí os pés de galinha – se acentuam.

Como tratar:

pés de galinha1

Primeiramente é super importante a orientação de um profissional, porém existem cremes que estimulam a formação de colágeno novo e mais saudável. Eles ajudam na prevenção e na recuperação de rugas leves. Em um grau moderado ou avançado, indica-se tratamento com Botox, que suaviza a contração do músculo orbicular. O efeito também é bom em rugas leves, como medida preventiva. Marcas acentuadas requerem medidas agressivas, como uso de laser, peelings profundos ou preenchedores. É possível associar diferentes tipos de tratamentos, sempre de acordo com a sua necessidade.

Fonte: Veja Abril