Especialidades

Conheça 5 exercícios para corrigir a postura corporal

Por Redação Doutíssima 30/05/2013

Muitas pessoas não notam que precisam corrigir a postura, já que isso pode passar despercebido no dia a dia. Porém, ter uma boa postura não é apenas uma questão de estética, mas principalmente uma preocupação com a sua saúde. Diversos problemas, como encurvamento da coluna, podem resultar da falta de atenção ao problema.

 

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), oito em cada dez indivíduos vão sofrer com dores na coluna na vida. Muitos desses incômodos são gerados pela má postura no trabalho, pelo peso carregado nas mochilas etc. Que tal corrigir isso agora mesmo?

 

Corrigir a postura é necessário

Muitas pessoas chegam a essa situação pela falta de atenção na postura diária. Sem notar, acabam com os ombros curvados o dia inteiro, o que enfraquece os músculos e acaba forçando a coluna ao adotar posições erradas.

 

O resultado já é esperado: dores no pescoço, nas costas e até mesmo nos braços e pernas. A ocorrência de uma corcunda, que se chama cifose, pode assustar, mas é uma condição completamente reversível e que permitem corrigir a postura.

corrigir a postura

Postura errada no dia a dia pode ser causa de dores no pescoço e nas costas. Foto: iStock, Getty Images

Como corrigir a postura

Para ajudar você nessa tarefa e corrigir a postura de forma definitiva, selecionamos cinco exercícios que visam o fortalecimento dos músculos superiores das costas e do peitoral. Confira a seguir.

corrigir a postura
Foto: iStock/GettyImages

1. Alongamento do peito. De frente para o canto de uma parede, estenda o braço direito, com a mão contra a parede. Gire o corpo para a esquerda e incline para a frente até que sinta o esticamento dos músculos do peito e do ombro. É importante manter o braço em linha com o ombro.

corrigir a postura
Foto: iStock/GettyImages

2. Compressão do peitoral com bola de massagem. Alonga e restaura a flexibilidade dos músculos do peitoral. É feito segurando uma bola de massagem com as duas mãos, pressionando a bola e rolando lentamente. Enquanto você a move, aplique pressão constante para aliviar a tensão.

corrigir a postura
Foto: iStock/GettyImages

3. Fortaleça a parte superior das costas. Para corrigir a postura também é possível rolar num cilindro de espuma. A técnica melhora a postura e o problema de ombros arredondados. Com joelhos dobrados, pés firmes no chão e as mãos atrás da cabeça, levante os quadris e role para a frente para que o cilindro passe pelas costas. Por fim, volte os quadris para o chão.

corrigir a postura
Foto: iStock/GettyImages

4. Exercitando a coluna – exercício “Y” - Este exercício para corrigir a postura é feito com movimento que gira os ombros para fora, estende o abdômen, estende o peito e fortalece os músculos extensores e superiores das costas. Deite-se no chão com pernas abertas na largura dos ombros e braços estendidos em um “Y” sobre a cabeça. Levante o tronco do chão ao mesmo tempo em que gira externamente os ombros de modo que as palmas das mãos fiquem viradas para cima. Fique por 5 a 10 segundos e depois relaxe.

corrigir a postura
Foto: iStock/GettyImages

5. Exercício com elástico Enrole o elástico em torno de um objeto estável ao nível do peito e ande para trás até que você sinta uma tensão moderada sobre o elástico. Pode ser executado sentado ou de pé, usando um elástico.

corrigir a postura
Foto: iStock/GettyImages

Com braços estendidos, joelhos levemente dobrados e pés abertos na largura dos ombros. A cabeça erguida, ombros para trás, peitoral aberto, costas retas e abdômen comprimido, puxe os elásticos para os lados, enquanto aperta as escápulas.

corrigir a postura