Nutrição

Como escolher o melhor tipo de pão para o seu dia-a-dia

Por Redação Doutíssima 03/06/2013

tipo de pao

Quem não se pega naquela dúvida sobre qual pão comprar no supermercado ou na padaria? Saiba como escolher o tipo de pão ideal para você!

 

Pão light

pao light

É um dos pães mais procurados do mercado. Vale lembrar que para um alimento ser considerado light, ele precisa ter uma redução de 25% em pelo menos um dos ingredientes da fórmula original e não especificamente em calorias. Isso que consumir pão light não vai ajudar necessariamente no emagrecimento, mas se você tem hipertensão por exemplo, você pode optar por um pão que contenha 25% menos sódio.

 

Pão integral

pao integral

Ele é produzido com a farinha integral, o que significa que os grãos do trigo são triturados inteiros. Isso faz com que ele seja mais rico em vitaminas do complexo B, sais mineirais, fibras, porteínas e gordura. Tudo isso faz com que você se sinta satisfeito por um período maior de tempo, o que ajuda no emagrecimento. As fibras também facilitam a digestão e o funcionamento do intestino.

 

Pão com grãos

pao graos

Esse tipo de pão vem ganhando cada vez mais espaço nas prateleiras. Ele pode conter de 7 ate 15 grãos, mas o que importa na verdade é a qualidade e as características dos grãos. Por exemplo,  a linhaça auxilia no sistema disgestivo, é boa para a pele, tem componentes anticancerígenos e antioxidantes, além do ômega 3 que ajuda a limpar as artérias. A aveia reforça o sistema imunológico, combate infecções, melhora o funcionamento do intestino, controla o açúcar no sangue e a pressão arterial. Já a quinua ajuda a recuperar e manter os músculos, além de acelerar o metabolismo.

 

Apesar de serem ótimos para a saúde e uma boa fonte de carboidratos e energia, os pães jamais devem substituir completamente uma refeição. Eles devem ser consumidos com moderação e é importante que você tenha o cuidado de escolher aquele que melhor ser adapta às suas necessidades.

 

Fonte: Terra