Nutrição

Como ter uma alimentação saudável e livre de agrotóxicos

Por Redação Doutíssima 10/06/2013

images

Para ter uma alimentação saudável, não bastar comer saladas, frutas e legumes. É preciso saber a procedência deles. Do que adianta “comer verde” se estiver cheio de agrotóxicos? Não pode! Veja aqui como se livrar dos agrotóxicos.

Hoje em dia, a maior parte destes alimentos são produzidos com agrotóxicos, que podem ser muito perigosos para a nossa saúde. No Brasil, infelizmente, este problema é mais grave do que no resto do mundo, pois estamos no topo do ranking mundial de utilizadores de agrotóxicos. Inclusive alguns tipos que são proibidos em outros países são utilizados aqui. Além disso, nem sempre o tempo entre a aplicação desta química e a disponibilização dos alimentos no mercado é respeitado. Esse tempo é fundamental, pois permite a eliminação (ou redução) do nível de agrotóxico nos alimentos nos quais eles foram aplicados (se quiser saber mais sobre este assunto, assista o documentário “O veneno está na mesa”, produzido por Sílvio Tendler).

Então, por que usa-se agrotóxicos nas plantações?

Resumidamente, para aumentar o nível de produção. Porém, eles podem ter consequências graves para a nossa saúde (como câncer, por exemplo) e também para o meio ambiente.

Isso quer dizer que devo parar de comer frutos e legumes?

De forma alguma! Mas devemos ter consciência do problema para tentar contorná-lo.

Como evitar o consumo de agrotóxicos?

O ideal seria dar preferência a produtos conhecidos como “orgânicos”, que são cultivados sem este tipo de química. Você poderá contrá-los em lojas e mercados especializados e até mesmo em alguns supermercados.

Uma outra solução seria levar muitíssimo bem frutas e legumes antes de consumi-los com água corrente e esfregando-os muito bem com uma esponja ou então deixando-os de molho em água fervente. Este cuidado permite eliminar o agrotóxico que está na casca do produto.