Clínica Geral > Saúde

Para quê serve o exame de urina?

Por Redação Doutíssima 02/07/2013

f75dfd0c-8c31-4abc-815b-c041d3ee29de

O exame de urina é um exame rápido, muito prático e que pode dizer muito sobre a sua saúde! Aprenda o que o exame de urina pode dizer sobre você!

O exame de urina é um dos mais populares, normalmente pedido por médicos para obter informações sobre alguns pontos referentes ao estado de saúde do organismo e até mesmo para diagnosticar algumas doenças. É um exame simples e prático no qual o paciente coleta um jato de urina, normalmente (mas não obrigatoriamente), pela manhã.

Confira também: O que a urina pode dizer sobre a sua saúde

urine

Tipos de exame de urina

  • Urina tipo I ou EAS (Elementos anormais do sedimento) – É o exame mais simples. Ele detecta a presença de sangue, glicose e outros elementos que normalmente não deveriam estar presentes na urina. Além disso, esse exame também mostra o pH da urina. O pH determina, por exemplo, se o indivíduo se encontra em estado de desidratação.
  • Urina de 24 horas – É um exame complexo que vem, aos poucos, sendo substituído por outros mais simples, mas que dão as mesmas informações.
  • Urino cultura – É um exame que detecta a presença de germes. Esse exame fornece informações sobre tais germes de forma que é possível indicar antibióticos para o tratamento e se estes germes são ou não resistentes a tais antibióticos.

Confira também: Cuide dos seus rins

jadha

O que um exame de urina pode nos dizer?

Certamente apenas um médico pode analisar com precisão um exame. Alguns aspectos só podem ser verificados em microscópio, outros são visíveis a olho nu. Alguns aspectos que você pode observar no seu dia-a-dia:

  • Cor – Uma urina saudável tem, geralmente, uma coloração que varia entre o amarelo citrino e o amarelo ouro. Colorações escuras podem indicar alguma enfermidade ou indicar apenas a ingestão de alimentos que colorem a urina. No segundo caso, não há complicações clínicas.
  • Odor – Um odor mais acentuado pode caracterizar a presença de alguma enfermidade ou de colônias de bactérias. Estas transformam a ureia (elemento abundante na urina) em amônia causando a mudança de odor.
  • Transparência – A presença de pus e outros elementos anormais podem alterar a transparência da urina.

Confira também: Os perigos do sódio

O mais importante é não deixar de fazer o exame. Ele é importantíssimo para prevenir e tratar infecções. É um exame rápido e muito fácil de se fazer. Converse com o seu médico!

Fontes: Saúde com inteligência, abc.med