Filhos > Gestante

Como saber se você está preparada para ser mãe

Por Redação Doutíssima 07/08/2013

1 mae

Ser mãe é uma das melhores coisas na vida de uma mulher, mas pode ser também uma difícil decisão a ser tomada. Nos dias atuais, muitas mulheres planejam seus filhos e uma gravidez fora de hora pode assustar. Nenhuma mulher nasce preparada para ser mãe, porém ao longo da vida vamos recolhendo informações que nos auxiliam a estar mais maduras para quando chega esse momento. Para ajudá-las nessa importante decisão, listamos algumas dicas para você saber se chegou o momento de começar a tentar ter o seu bebê.

 

Estou pronta para ser mãe?

Biologicamente falando, existem recomendações quanto a idade e a saúda da mulher que quer engravidar. Segundo o obstetra Daniel Rolnik, a melhor fase da fertilidade da mulher está entre os 15 e 25 anos, sendo entre os 19 e os 29 anos a melhor idade para gerar um bebê. Nessa idade as gestações representam menores risco para a mãe e o bebê. As gestações tem maiores risco a cada ano após os 35 e a partir dos 40 são de alto risco. Consulte o seu ginecologista para saber se sua saúde vai bem e se sua fertilidade está pronta para te ajudar também.

 

Não é indispensável um parceiro, mas é recomendado ter alguém que possa te ajudar a dividir as emoções e responsabilidades da maternidade, auxiliando igualmente na educação da criança. A mãe que decide ter um filho sozinha deve estar preparada para assumir o dobro das responsabilidades, o que não é impossível para a mulher moderna.

 

Suporte financeiro é indispensável. Um filho pressupõe altos gastos para o resto da sua vida. Informe-se sobre os custos de ter um filho em geral, orce desde o quartinho de um bebê, passando pelo plano de saúde até a futura escolinha que ele irá, para ter uma noção de valores. É recomendável ter economias para momentos de imprevisto.

 

Uma mulher começa a se preparar mentalmente para ter um filho e o demonstra por meio de suas atitudes com crianças. Ela ouve as pessoas mais experientes sobre o tema, como sua mãe e avó. Quando o assunto é gravidez, ela se demonstra positiva, resumindo, a ideia de ter um filho não a assusta.

 

Se você se sente preparada para ser mãe, vá em frente! Consulte seu médico e realize seu sonho. Lembre-se de que pode levar tempo para engravidar, mas não desista.

 

Fonte: Guia infantil, Mulher Uol.