Cabelos

Faça uma máscara de abacate para hidratar seus cabelos

Por Redação Doutíssima 12/08/2013

Ter cabelos macios, sedosos e cheios de brilho. Quem não quer? A máscara de abacate é uma receita fácil e barata que vai ajudá-la a conquistar os cabelos dos sonhos. E o melhor: ela pode ser feita em casa de maneira descomplicada.

 

Por ser rica em vitaminas do complexo B e ter alto teor de óleo, a fruta combate o ressecamento causado pela tintura e secador e ainda garante maciez e brilho aos fios.

As propriedades da máscara de abacate também tornam os fios mais resistentes à queda e previnem o surgimento de pontas duplas – o que proporciona cabelos longos e com mais vida. O abacate, por ser uma fruta da estação, tem preço mais acessível e a máscara não pesa no bolso.

mascara de abacate

Com a presença de vitaminas do complexo B, o abacate faz bem para a beleza. Foto: iStockl, Getty Images

Como preparar a máscara de abacate

Para fazer a máscara de abacate, você vai precisar de um fruto médio bem maduro. Caso esteja verde, enrole-o em uma folha de jornal e deixe próximo a bananas – em dois ou três dias ele estará pronto para ser usado. Use ainda 1 colher de sopa de mel, 1 colher de sopa de azeite de oliva extra virgem, um pote e uma peneira.

Com todos os ingredientes em mãos, inicie abrindo o abacate e retirando o caroço. Raspe bem a polpa com o auxílio de uma colher e coloque no pote. Amasse bem com um garfo e, em seguida, passe na peneira. Depois, misture o mel e o azeite até alcançar uma forma homogênea.

Para cabelos curtos e médios, meia fruta é o suficiente para fazer uma máscara de abacate capaz de cobrir todos os fios. Ela deve ser usada imediatamente ao término da mistura e não deve ser guardada para uso futuro.

 

Como aplicar a máscara de abacate

Para aplicar a máscara de abacate, você não precisa estar com o cabelo limpo, apenas um pouco úmido. Coloque a pasta no comprimento dos fios, da raiz até as pontas, que costuma ser as partes mais danificadas. Para melhorar a aplicação, você pode usar um pente mais fino, pois isso ajuda a uniformizar o produto em todo o cabelo.

Depois de aplicada a máscara de abacate, massageie mecha por mecha, mas sem muita força. Seja delicada. Ao final, prenda o cabelo no alto da cabeça e coloque uma toalha, touca térmica (não a elétrica), ou mesmo uma sacola plástica. Deixe o produto agir por meia hora e só depois o retire.

Para retirar a máscara de abacate, você pode lavar o cabelo como habitualmente faz, com shampoo e condicionador. No início da lavagem, retire bem o abacate com água corrente e depois aplique os demais produtos. Se quiser, pode fazer uso do secador. O resultado final será cabelos macios, brilhosos e sem pontas duplas.

 

abacate

Dica final

Essa hidratação pode ser feita uma vez por semana. O ideal é sempre cuidar na hora da escolha do abacate, para ver se não há nenhuma imperfeição que interfira na qualidade da fruta. De resto, a máscara de abacate é simples e que proporciona resultados excelentes. Faço o teste e descubra.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!