Clínica Geral

Quais são os efeitos colaterais da quimioterapia?

Por Dr. Bruno Pozzi 30/09/2013

cancer_2204

 

Os efeitos colaterais dos tratamentos quimioterápicos são famosos por sua intensidade e gravidade, mas como sempre, muito do que se tem como “consenso geral” é falho. O primeiro erro está em considerar quimioterapia como um tratamento único. Vou dar um exemplo: um conhecido seu comenta que vai fazer uma cirurgia. Essa afirmação já esta te dando todas as informações necessárias para entender o que se passa? Obviamente não, afinal o conhecido não disse onde seria a cirurgia, que tipo, por que seria feita, entre outros dados.

 

Uma cirurgia para unha encravada é bem diferente de uma neurocirurgia, isso é bem claro para todos. Ambas são a mesma modalidade de tratamento, ainda que bastantes diferentes uma da outra. O que não está claro é que, quando se diz “quimioterapia” o princípio é o mesmo. Estou falando de dezenas, centenas de tratamentos diferentes que são englobados na mesma modalidade, que conhecemos como quimioterapia. Muitas pessoas acreditam que existam três remédios – o vermelho, o branco, e o amarelo. Garanto que se fosse só isto os muitos anos que fazemos de especialização iam ser melhores gastos com outra ocupação!

 

Preferi colocar essa introdução para que todos entendam que cada doença tem um tratamento específico, com suas particularidades. Os efeitos colaterais dependem de cada remédio utilizado, e na maioria das vezes estaremos falando em POSSIBILIDADES de efeitos colaterais. São vários os pacientes que toleram tranquilamente os efeitos (se é que os sentem), mas não posso mentir, existe também a parcela sente a toxicidade de maneira mais intensa, e são esses os pacientes que prestamos mais atenção.

 

 

images (1)

 

Quais são os efeitos mais importantes?

 

Queda de cabelo é muito comum. Ocorre geralmente logo nos primeiros ciclos, e dificilmente o cabelo cresce de novo até o final do tratamento. Após o término, as raízes voltam a produzir fios normalmente. Não são todas as drogas que causam a queda de cabelos, mas uma parcela significativa causa esse problema. As maneira mais fácil de contorná-lo (especialmente para mulheres) são as perucas, algumas beirando a perfeição estética. Muitas pacientes, no entanto, não ligam para a sua calvície temporária, algumas mostrando orgulhosamente o sinal que estão enfrentando bravamente sua doença.

 

Náuseas/vômitos são também bastante comuns, o enjôo, o vômito e a indisposição podem ocorrer com freqüência. A boa notícia é que a tecnologia de medicações para esse tipo de sintoma evoluiu muito, e por isso o paciente recebe tais remédios logo antes de receber a quimioterapia e posteriormente continua tomando a medicação em casa, via oral.

 

– Inapetência costuma vir junto com as náuseas (afinal, não há como sentir fome ao mesmo tempo em que sente náusea). Parte do tratamento é controlar os sintomas descritos no tópico anterior. Outra parte é ter um acompanhamento de nutricionista, capaz de selecionar alimentos mais palatáveis para essa fase do tratamento, e se necessário indicar uma suplementação, para evitar a perda de peso.

 

Queda de imunidade. A redução de contagens de glóbulos brancos é quase universal nos pacientes em quimioterapia, mas essa queda por si só tem pouco impacto prático. O problema sério ocorre quando a pessoa com baixa imunidade desenvolve algum tipo de infecção. Nestes casos, orientamos o paciente a comunicar seu médico o mais rápido possível para que ele possa avaliar a situação. O tratamento é com antibiótico, a ser administrado o quanto antes. Vale lembrar que a imunidade varia muito de acordo com a época do tratamento. Alguns momentos são de menor risco, outros de maior. Importante frisar também que tais complicações ocorrem em uma minoria das pessoas, mas eu sempre prefiro avisar a TODOS  os  pacientes, para que saibam como se portar em momentos como esses.

 

Mucosite.  São lesões nas mucosas, geralmente na boca. Lembram feridas, tipo aftas, que podem ser bastante dolorosas. Também podem ocorrer em outras mucosas, como a nasal e a vaginal, ainda que menos frequentemente. Nas lesões orais, tratamentos odontológicos especializados podem auxiliar no controle da dor. Analgésicos e antissépticos também ajudam.

 

Alteração na fertilidade.  No homem, uma redução nos espermatozóides (ou piora de função), na mulher, a indução de uma “menopausa”. Isso ocorre com alguns tipos de remédios, podendo ser reversível em alguns casos e permanente em outros.

 

Para não me alongar um assunto que por si só é extenso, encerro aqui, abrangendo alguns dos tópicos mais comuns. Existem muitos outros, cada um com um manejo específico. Estou à disposição caso apareça alguma duvida!

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!