Guia dos Dentes

Verdade ou mito: aparelho ortodôntico estético quebra mais fácil

Por Redação Doutíssima 07/11/2013

este-6

A ortodontia atual está com um leque imenso de possibilidades de tratamento. Cada paciente tem uma necessidade completamente diferente e cada problema que cada paciente apresenta requer uma abordagem diferenciada e individualizada por parte do ortodontista. Um assunto que sempre se apresenta é referente às características de cada aparelho e de cada paciente. Hoje vamos falar sobre os aparelhos estéticos e saber se é verdade ou mito o fato de o aparelho ortodôntico estético quebrar ou soltar mais fácil que o aparelho metálico padrão.

este-5

O que nós ortodontistas precisamos alcançar é a necessidade de cada paciente e fazer uma ponte entre o que os nossos conhecimentos nos mandam fazer e o que o paciente quer de resultado do tratamento. Durante o tratamento são diversas as dúvidas e necessidades dos mais diversos pacientes, e a escolha do aparelho vai nortear problemas como:

O paciente quer um aparelho que:

– Machuque o mínimo possível.

– Seja o mais estético possível.

– Seja o mais barato.

– Seja o mais barato mas que tenha qualidade e segurança.

– Seja o aparelho que faça mais rápido o tratamento.

– Dentre outras necessidades menos comuns.

este-1

Um item que vimos acima foi o de aparelho mais estético e quando tocamos nesse assunto, surgem mais dúvidas ainda nos pacientes. A aparatologia ortodôntica confeccionada com materiais estéticos é de uma tecnologia significativamente avançada e requer mais investimento por parte do paciente para poder utilizar peças de boa marca e de bom material.

No mercado existem as mais diversas marcas e os mais variados materiais de aparelhos considerados estéticos. Não costumo recomendar para todos os casos que aparecem na clínica pedindo um aparelho estético. É um aparelho que tem suas limitações, assim como todos os outros. Os aparelhos considerados estéticos já existem há algum tempo e possuem materiais como:

– Acrílico

– Porcelana

– Safira

este-2

Para responder nosso verdade ou mito de hoje, temos que avaliar as diferenças entre os materiais. Esses três materiais mais comercializados possuem características próprias que vão fazer toda a diferença. Nada contra as peças ortodônticas em acrílico, acredito no material como em contenções, placas miorrelaxantes ou mesmo batentes oclusais mas no que diz respeito à bráquetes em acrílico, usei poucas vezes logo que lançou mas acredito não ser a melhor escolha não só pelo fator de incidência de quebra mas perda de velocidade e precisão de tratamento. Preciso admitir que o preço é bem convidativo quando comparado com a porcelana ou a safira.

Os bráquetes em porcelana e em safira são “perfeitos”. Materiais com propriedades bem dentro do que precisamos tanto no que diz respeito à resistência, à velocidade de tratamento ou quanto à manutenção de cor ao longo do tratamento.

este-3

Nesse nosso verdade ou mito de hoje a nossa resposta é: MITO. Se você escolher um material e uma marca de boa qualidade, os aparelhos ortodônticos estéticos não vão quebrar facilmente e vão lhe dar a paz necessária para completar o tratamento. Não esqueça que o paciente é decisivo no tratamento, se você não seguir as recomendações de seu ortodontista e usar de forma errado o aparelho, nem o melhor aparelho do mundo vai ficar colado em seu dente ao longo do tratamento. Você faz parte do aparelho.