Nutrição

7 maiores erros ao tentar fazer uma dieta saudável

Por Redação Doutíssima 13/12/2013

A melhor maneira de comer bem e de forma saudável é cozinhando em casa. Porém, devemos prestar atenção na hora de cozinhar para não cometermos erros que acabam prejudicando as tentativas de manter uma alimentação saudável. Veja quais são os erros mais comuns:

 

Dieta saudavel

 

Adicionar azeite na água da massa

Uma das primeiras coisas que aprendemos a cozinhar é a massa: ferver a água, adicionar sal, azeite, e depois o macarrão. Se você também coloca azeite na água achando que assim o macarrão não vai grudar no fundo da panela, você está equivocado. A verdade é que o óleo na água torna dificil a aderência do molho, tira alguns nutrientes da massa e adiciona calorias desnecessárias à sua refeição. Para que a massa não cole, mantenha a água sempre em ebulição mexa com frequência, pois assim a massa estará sempre em movimento.

 

Cozinhar legumes e verduras

Pode até ser que a maneira mais rápida e fácil de preparar um legume é cozinhando ele, mas tente resistir à tentação: as verduras, quando cozidas, perdem muitos dos seus nutrientes – como as vitaminas e proteínas. Prefira usar uma panela especial para legumes ou prepará-lo na grelha, mantendo o sabor e o valor nutricional do alimento.

 

Igualar gordura e calorias

Opte pelo azeite de oliva em vez de manteiga na hora de cozinhar: o azeite de oliva possui gorduras insaturadas, enquanto a manteiga possui uma gordura nociva para o corpo. Mas atenção! Ambos possuem quase a mesma quantidade de calorias, então, não abuse do azeite de oliva nas suas refeições.

 

Descascar frutas e verduras

Se você está acostumado a descascar frutas e verduras antes de comê-las, está na hora de perder este hábito: muitas frutas e legumes retém seus nutrientes e vitaminas em baixo da casca. Tente comer a casca das frutas e verduras (na medida do possível) se quiser aproveitar os benefícios que elas proporcionam.

 

Economizar no sabor

Muita gente se engana pensando que uma refeição nutritiva deve ser simples e sem gosto. Alimentos sem sabor podem fazer da sua alimentação um pesadelo, deixando você com ainda mais vontade de comer alimentos poucos saudáveis mas saborosos. Corrija este erro dando sabores especiais aos seus pratos com alho, gengibre, tempero verde e especiarias que aumentam o metabolismo, como o manjericão e a pimenta-vermelha.

 

Adicionar molhos pesados

Não adianta fazer pratos deliciosos e saudáveis, adicionando, no final, um molho cheio de calorias desnecessárias – como o teriyaki ou molho de soja. Adicione uma quantidade suficiente de molho apenas para dar sabor ao prato, e o mesmo vale para saladas. Prefira molhos de baixa caloria, teor de sódio e de gordura. Uma boa saída é você fazer o seu próprio molho, com limão, vinagre balsâmico e azeite de oliva, por exemplo (para saladas).

 

Comer sempre a mesma coisa

Não importa o tipo de alimento – comer sempre as mesmas comidas é o jeito mais fácil de enjoar delas. Tente mudar constantemente os alimentos que você come para não perder a motivação de manter sua alimentação saudável. Use diferentes ingredientes e temperos em cada refeição, inove nas maneiras de prepará-la e e ouse inventando suas próprias receitas!