Clínica Geral > Saúde Mental

Como reconhecer os sintomas da depressão

Por Redação Doutíssima 13/12/2013

 

 

depressão

A depressão é uma doença muito mais comum do que muita gente pensa. A pessoa deprimida apresenta alguns sintomas que muitas vezes passam despercebidos quando são confundidos com tristeza. Por isso, é importante estar atento aos sintomas da doença, pois quanto antes identificada, melhor para o diagnóstico e tratamento.

A depressão é uma doença que pode matar. Como nós sabemos, muitas pessoas cometem suicídio por sofrer de depressão. Conheça os principais sintomas desta doença e identifique se você ou alguma pessoa próxima sofre deste mal:

Falta de interesse – Um dos principais sintomas é a falta de interesse por atividades como trabalho, relacionamentos e atividades que eram prazerosas para a pessoa antes. Esta falta de interesse pode ter efeitos devastadores no trabalho, onde as pessoas com sintomas apresentam menor produtividade, maiores taxas de absenteísmo, baixa satisfação, e uma grande dificuldade em interagir com colegas.

Pensamentos negativos – A pessoa deprimida tem sempre pensamentos negativos e é pessimista em relação ao futuro. Além disso, ela também pode apresentar sentimentos de culpa por acontecimentos tempo, baixa auto-estima, sentimento de inferioridade, e falta de confiança em si mesma.

Desejo de isolamento – A pessoa se afasta dos amigos, e evita a todo custo situações em que ela precisa interagir com outras pessoas, como reuniões, festas, almoço em família, etc.

Insônia – Pessoas deprimidas sofrem de insônia frequentemente, o que pode gerar impactos na qualidade de vida.

depressao-fe-em-jesus

Dificuldade de concentração – A pessoa não consegue se concentrar em um leitura ou memorizar o que aprendeu ou apresentar raciocínio lento.

Cansaço excessivo – É comum durante a depressão as pessoas sentiram falta de energia e cansaço com frequência. Mesmo que o paciente durma muitas horas por noite, o sono não repousa o suficiente para que o paciente se sinta menos cansado.

Alteração de apetite O depressivo perde ou ganha peso facilmente em um curto período de tempo.

Humor depressivo ou irritabilidade – Sentimento de tristeza frequente, chora com facilidade e por vezes sem motivos aparentes. O depressivo também tem dificuldades para encontrar atividades que o tragam prazer, pode ter ideias suicidas, além de apresentar irritabilidade constante.

É comum sentir tristeza ou falta de interesse por algumas coisas, afinal, fatores do nosso cotidiano ou até mesmo a perda de algum amigo ou ente querido podem influenciar o humor e aumentar o nosso estado de estresse. Porém, é preciso saber que algumas alterações do nosso comportamento podem ser sintomas de depressão e que quantos antes estes forem identificados; melhores serão as chances de ser ajudado.
Portanto, se você apresenta 3 ou mais dentre estes sintomas ou mesmo conhece alguém próximo com sinais de depressão, o primeiro passo é procurar por orientação médica. Somente um médico poderá dar um diagnóstico, orientação e o tratamento a ser seguido em caso de depressão.