Dica do Dermatologista

9 coisas que você nunca deve fazer na sua pele

Por Redação Doutíssima 15/12/2013

A pele é a parte mais visível do nosso corpo, por isso, devemos manter nossa pele sempre saudável se quisermos passar uma boa impressão. Alguns problemas de pele são genéticos, mas você pode cuidar melhor dela seguindo os conselhos que o Doutíssima separou para você! Veja abaixo o que você nunca deve fazer se quiser ter uma pele perfeita:

 

Pele

 

Espremer espinhas

Espremer uma espinha pode causar inflamações à pele, deixar cicatrizes permanentes e faz com que a espinha desapareça muito mais lentamente. Em vez disso, utilize um creme a base de peróxido de benzoila. Se a espinha aparecer no pior momento possível – por exemplo, no dia do seu aniversario ou casamento – procure um dermatologista. “Fazemos uma pequena injeção de cortisona na espinha e, geralmente, ela ‘esvazia’ rapidamente”, diz a dra. Alicia Zalka, professora adjunta de dermatologia da Universidade de Yale e fundadora do Surface Deep. “Nada funciona mais rápido”.

Bronzeamento

“As camas de bronzeamento artificial fazem muito mal à sua pele, pois a expõem a raios UVA e UVB artificiais, que aumentam o risco de câncer de pele e envelhecimento precoce”, alerta a dra. Macrene Alexiades-Armenakas, que possui três diplomas da Universidade de Harvard, um Ph.D em genética, e atualmente faz pesquisas clínicas e de laboratório sobre acne, câncer de pele e técnicas anti-envelhecimento. Ela indica o uso de cosméticos com efeitos auto-bronzeadores se você realmente quiser ter uma pele bronzeada.

 

Não fazer limpeza facial

Por mais que sua noite tenha sido longa e que você esteja exausta, sempre lave o seu rosto antes de dormir. “Assim como o resto do seu corpo, seu rosto precisa descansar à noite”, segundo a dra. Alicia. “Se muitos resíduos estiverem bloqueando seus poros e dutos sudoríparos, sua pele estará travando uma batalha morro acima.”

 

Estressar

O estresse não só faz mal para o corpo todo como ele também prejudica sua pele. “Os esteróides do estresse são produzidos pelas glândulas adrenais e causam acne e outros problemas de pele”, explica a dra. Macrene. Tente aproveitar melhor o seu tempo e reserve um pedacinho do dia para você mesma.

 

Ter uma dieta rica em comidas processadas

Alimentos processados são ricos em substâncias que retém líquidos, causando inchaço e alergias, segundo a dra. Alicia. São também mais dificilmente digeríveis, podendo causar reações inflamatórias que afetam a pele e outros órgãos. “Se sua dieta estiver cheia desses alimentos indesejáveis, você provavelmente não está consumindo os alimentos que ajudam a fortalecer sua saúde”, diz a dra. Alicia. Prefira vegetais frescos e carnes magras, pois eles proporcionam as vitaminas e nutrientes que seu corpo e pele necessitam.

Consumir açúcar demais

“Um grande consumo de açúcares estimula a secreção de insulina no corpo”, afirma a dra. Alicia. Ela explica que picos de açúcar e de insulina no corpo são nocivos à saúde e à pele. Quando os picos de açúcar são crônicos ou extremos, provocam respostas hormonais, podendo gerar acnes e vermelhidões. A doutora aconselha a redução do consumo de açúcar, especialmente se a sua pele costuma ter acne.

Não dormir suficientemente

O famoso « sono de beleza » não é chamado assim à toa: “O sono permite que a pele descanse das agressões do ambiente, como poluição, raios ultravioleta, agentes infecciosos e alérgenos”, explica a dra. Alicia. “Se as células da pele não tiverem tempo para descansar e se renovar, não funcionarão adequadamente”. Dormir bem e bastante também ajuda a diminuir o estresse, causador de inúmeros problemas de pele.

Tomar banho com água muito quente

« Banhos quentes fazem sua pele corar enquanto ela tenta se refrescar, o que resulta no rompimento de vasos capilares », explica a dra. Macrene. “Eu sempre peço a meus pacientes para tomarem banhos mornos, nunca quentes”. Diminua a temperatura da água e não tome banhos de mais de seis minutos – um banho mais demorado do que isso pode deixar retirar os óleos naturais da pele, deixando-a seca e irritada. Use sabonetes suaves e hidrate a pele em até 15 minutos depois de desligar o chuveiro.

Não beber água suficiente

Para ter uma pele saudável, a dra. Alicia explica que a pele desidratada causa olhos encovados, pele flácida e rugas. Além de tomar oito copos d’água por dia, é importante aplicar um hidratante facial ao menos uma vez por dia, e sempre depois do banho. “É sempre melhor hidratar por dentro e por fora”, afirma.