Sem categoria

5 Sinais que seu adolescente precisa de tratamentos psicológicos

Por Redação Doutíssima 27/12/2013

Adolescentes passam por altos e baixos emocionais o tempo todo. Hormônios estão mudando , a vida pode parecer esmagadora, e sem muita experiência de vida, um jovem adulto pode sentir-se sobrecarregado. Quando os pais estão muito ocupados trabalhando, ou uma separação natural ocorre na família, os adolescentes podem recorrer a amigos, em vez dos pais.

Apoio dos colegas pode ser útil para determinadas questões. Mas, quando os sintomas de uma doença mental estão presentes, é necessário mais do que um bom amigo.

1733414w626

O problema é que os adolescentes porem não entender o que os sentimentos que eles estão tendo significam. Como pai e mãe, é importante ficar ligado se você notar qualquer alteração ou quaisquer sintomas de uma doença mental em seu filho.

A doença mental inclui depressão, ansiedade, transtorno bipolar, esquizofrenia, transtorno de personalidade, transtorno de stress pós- traumático, transtorno de déficit de atenção, déficit de atenção e hiperatividade e muitos outros distúrbios que podem interferir com o seu cotidiano adolescente.

Em um esforço para se automedicar – para controlar os sintomas da doença mental não diagnosticada e tratada – um adolescente sem ajuda pode recorrer às drogas, álcool ou transtornos alimentares para se sentir melhor, para escapar, para adormecer para fora, ou se sentir no controle.

Abaixo estão algumas maneiras de saber se seu filhos pode precisar de tratamento de saúde mental:

Mudanças de humor: Como decifrar um adolescente mal- humorado de um adolescente com verdadeiras mudanças de humor que indicam doenças mentais? Você mais do que ninguém conhece muito bem o seu filho. Confie que você pode reconhecer uma mudança no estado de espírito que é fora do caráter do seu filho ou da sua filha.

Mudanças de comportamento: A mesma coisa vale para o comportamento do seu filho. É claro que escolhas comportamentais mudam à medida que o adolescente cresce, mas se  o seu filho ou filha está apresentando uma pessoa totalmente diferente com você, isso pode indicar uma doença mental ou abuso de substâncias.

Problemas na escola e com os amigos: Isso pode influenciar o seu poder de concentração, o que pode afetar o desempenho escolar e a capacidade de se relacionar com as pessoas.

Sintomas físicos: Energia baixa, mudanças na alimentação e no sono, dores de estômago frequentes, dores de cabeça, dores nas costas e, negligência da aparência pessoal e higiene ( como tomar banho com menos frequência) podem ser sinais de que o tratamento de saúde mental é necessário.

Auto-medicação: Se você encontrar quaisquer indicadores de drogas ou álcool, auto-mutilação, um transtorno alimentar, ou outras formas de fuga, o link para a doença mental pode ser direta. Um esforço para fazer-se sentir melhor pode mostrar uma grande necessidade de tratamento de saúde mental.

Se você reparar alguns destes sinais, é preciso procurar ajuda para o seu filho o mais rápido possível. Com avaliação adequada, identificação e intervenção, todas as doenças mentais podem ser tratadas e gerenciadas.