Nutrição

Como aumentar seu peso

Por Redação Doutíssima 27/12/2013

engordar

Como aumentar seu peso?

A maioria das pessoas são preocupadas com o ganho de peso e desejam perder os quilinhos a mais. Mas há ainda um outro tipo de problema menos conhecido, mas que está ganhando visibilidade: as pessoas magras que se perguntando como ganhar peso. Se você faz parte desse time, confira agora dicas para aumentar o seu peso!

 

Compreender as razões de um peso baixo

Se você quer saber como engordar, é preciso primeiro de tudo entender por que o seu organismo possui um peso menor do que o normal. Em geral, a resposta é simples: você não come o suficiente. Mas atenção, é possível que o indivíduo consuma a quantidade necessária de comida, mas pode ser que ele não consuma os alimentos que fornecem o nível adequado de calorias. Assim, uma primeira resposta bastante óbvio para a pergunta é comer mais, mas principalmente comer os alimentos que contêm muitas calorias.

 

Alimentos ricos em calorias

É aconselhado comer alimentos ricos em calorias. Confira uma lista dos alimentos mais recomendados.

Primeiramente, a carne é uma fonte importante de calorias. Ela é portanto aconselhada para o tipo de dieta de ganho de peso. Prefira as carnes vermelhas e gordurosas como a carne de porco ou de boi; as carnes brancas (como de frango ou peru) contêm menos calorias, então evite-as!

Outra importante fonte de calorias é o queijo. Na verdade, os queijos contêm uma grande quantidade de gordura. Prefira os queijos velhos.

Frutos secos e ovos são outras fontes de gordura recomendadas.

Você também vai encontrar muitas calorias nos molhos, doces, bolos, pizzas ou outros produtos do gênero. Saiba queo uso deste tipo de produto não é a melhor maneira de responder à questão do ganho de peso. Na verdade, os efeitos colaterais na saúde podem ser bastante graves: aumento drástico nos níveis de colesterol, diabetes e outros problemas.

Então, consumir produtos muito calóricos é o ideal para aumentar o peso? Sim, mas continue preferindo os alimentos saudáveis para evitar de causar danos ao seu organismo que serão difíceis de reverter.

 

Um metabolismo lento… Acalme-se!

Além da questão alimentar, existem outras razões pelas quais você pode sofrer de baixo peso. Uma explicação pode ser o metabolismo. Os indivíduos não são iguais, alguns possuem um metabolismo lento, enquanto outros possuem um metabolismo mais acelerado. Se o seu metabolismo é rápido, você terá a impressão de poder comer tudo o que vê pela frente que não engordará nem mesmo um grama. Ou seja, as pessoas de metabolismo rápido, queimam calorias mais rapidamente também. Ser nervoso é um dos sintomas do metabolismo acelerado, além do peso baixo.

Para controlar a sua energia e não gastá-la muito rapidamente, exercícios para relaxar podem ser de grande utilidade e, assim, proporcionarem uma resposta satisfatória à questão do ganho de peso. Uma técnica particularmente interessante é a prática de Tai Chi Chuan. Esta arte marcial chinesa é conhecida pela sua capacidade de canalizar a energia. Com a ajuda de movimentos circulares e contínuos, os praticantes do Tai Chi melhoram a flexibilidade, trabalham a respiração e acalmam a mente. Uma alternativa pode ser a prática de Yoga.