Dieta > Exercícios > Gestante

6 Exercícios que você já pode fazer após o parto

Por Redação Doutíssima 30/12/2013

Obter o seu corpo de volta depois de ter um bebê nunca é fácil. Mas também não é tão difícil quanto você pensa.

Os médicos afirmam que um programa regular de exercício começado logo após dar a luz, além de ser bom para a sua saúde em geral, também ajuda a reduzir o risco de depressão pós-parto.

 

 

Toda gravidez e parto são diferentes, portanto verifique com o seu médico antes de iniciar qualquer programa de treino após o parto. Se você tiver algum sangramento intenso, dor excessiva, dores de cabeça ou outros sintomas incomuns durante ou logo após o exercício, pare imediatamente e ligue para o seu médico.

 

Veja os exercícios que ajudam a voltar em forma

 

1. Caminhada

 

Pode não soar muito como um exercício, mas a caminha é uma das maneiras mais fáceis para voltar para uma rotina de exercícios após o parto. Tudo desde um passeio leve até uma caminhada mais pesada, podem fazer maravilhas para você e seu corpo. Trazer o bebê junto com você como um pacote na parte da frente lhe dará um peso extra no exercício que pode aumentar os benefícios.

 

Para uma variação, tente caminhar para trás ou andar em ziguezague para ajudar a manter seus músculos adivinhando. Neste caso não é uma boa idéia incluir o bebê até você se acostumar estiver segura com o seu equilíbrio.

 

2. Respiração profunda com a contração abdominal

 

Este exercício é tão fácil que você pode fazê-lo uma hora depois de dar a luz. Ele ajuda a relaxar os músculos e inicia o processo de fortalecimento e tonificação dos seus braços e barriga.

 

Sente-se em posição ereta e respire profundamente. Contraia e mantenha seus abdominal ou barriga para dentro ao inalar e relaxe ao expirar. Aumente gradualmente a quantidade de tempo que você o contrai.

 

3. Elevação de ombro e cabeça

 

  • Esses dois movimentos ajudam a fortalecer os músculos das costas. Eles também tonificam a barriga e queimam calorias.
  • Deite-se de costas com os braços ao longo do corpo.
  • Mantenha a parte inferior das costas no chão, dobre os joelhos, de modo que o fundo dos seus pés toquem o chão.
  • Relaxe sua barriga ao inspirar o ar.
  • Ao expirar, levante lentamente a cabeça e o pescoço do chão.

 

Quando você realizar o exercício 10 vezes, adicione a elevação de ombro.

 

  • Se posicione da mesma maneira no exercício interior.
  • Inspire e relaxe sua barriga.
  • Ao expirar devagar, levante a cabeça e os ombros do chão, atingindo com os braços e mãos o joelho dobrado.
  • Inspire ao abaixar a cabeça e os ombros para baixo.

 

4. A onda

 

Quando você realizar 10 exercícios de elevação do ombro, passe para o próximo passo. Para aumentar os benefícios que você ganha dos exercícios de elevação, comece por se posicionar na mesma maneira no chão. Agora, em vez de levantar as cabeças e os ombros, levante o tronco até que esteja a meio caminho entre os joelhos e no chão atrás de você. Use seus braços para alcançar os joelhos e mantenha uma contagem entre dois e cinco. Em seguida, abaixe lentamente seu torso. Expire quando você exerce e inspire quando relaxar.

 

5. Inclinação pélvica

Ajoelhe-se em posição de quatro – dedos tocando o chão atrás de você, braços esticados para baixo à partir da sua linha de ombros, as palmas tocando o chão. Suas costas devem estar relaxadas em linha reta, não curva ou arqueada. Ao inspirar, puxe as nádegas para a frente, inclinando sua pélvis e girando seu osso para cima. Mantenha a posição por uma contagem até três e solte.

 

6. O kegel

Este exercício clássico para as mulheres vai ajudá-la a controlar e fortificar os músculos da bexiga e pode reduzir os riscos de incontinência associadas ao parto. Este exercício envolve a contração  dos músculos que controlam o fluxo de urina. Para conseguir achar esses músculos, comece o exercício no banheiro. Ao urinar, manipule seus músculos até que o fluxo pare temporariamente. Em seguida, solte e deixe o fluxo de urina. Lembre-se o que sente, e quando você não estiver urinando, contraia e libere os mesmos músculos. Quanto mais você fizer e quanto mais você segurar os músculos, melhor controle você terá sobre esses vazamentos causados por espirrar, rir ou pegar o seu bebê.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!