Exercícios

Adolescentes: exercício ajuda a queimar gordura abdominal

Por Redação Doutíssima 31/12/2013

Fase de mudanças e descobertas, a adolescência é um período em que meninos e meninas podem apresentar problemas em aceitar sua aparência. Se o jovem está insatisfeito com seu peso, o ideal é propor o exercício aliado à alimentação saudável para elevar a sua autoestima.

Uma alternativa são os abdominais, indicados para quem deseja definir a região da barriga e eliminar as gordurinhas indesejadas. Veja a importância da atividade física para os adolescentes e confira os melhores exercícios para o abdômen.  

exercicio-doutissima-shutterstock

Alimentação saudável é a principal aliada do exercício de abdominal. Foto: Shutterstock

Exercício abdominal: defina a barriguinha

Também chamados de Six Pack Abs, os músculos da parede anterior do abdômen são formados pelo reto do abdômen, músculos oblíquos internos e externos e transverso. O grupo muscular tem como função estabilizar a postura e movimentação da coluna vertebral, junto da pelve e caixa torácica.

Assim como qualquer outro músculo, para desenvolver a parte abdominal é preciso impor uma sobrecarga, ou seja, exercitar a região. O abdômen pode ser fortalecido, principalmente, por meio da flexão do tronco ou da coxa, para que esta musculatura se contraia.

Não há apenas um exercício abdominal que elimine as gordurinhas e defina os músculos, mas sim a execução é que faz a diferença. Por isso, o ideal é que o jovem seja acompanhado por um profissional ao realizar tais atividades.

Para atingir melhores resultados no exercício abdominal, ele deve ser executado sobre uma superfície instável, como bola ou meia bola, ou apenas com as costas apoiadas e pés para cima, com o corpo deitado em uma superfície estável e plana ou até mesmo no chão.

É preciso entender que os fatores tempo e resultados são variantes de pessoa para pessoa, e que seus hábitos, inclusive alimentares, podem afetar diretamente a eficácia do exercício. Motive o adolescente a buscar não apenas a boa aparência, mas também o melhor condicionamento físico, sempre respeitando suas habilidades e limitações.

Uma dica para quem realiza abdominais diariamente, mesmo em casa, é prestar atenção na região lombar durante a execução do exercício, tentando mantê-la sempre totalmente apoiada no chão ou na superfície de apoio. O ideal é concentrar a força apenas na musculatura do abdômen.

Adolescentes com obesidade no Brasil

No início de 2015, indicadores sobre o direito humano à alimentação adequada foram divulgados pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH) e mostraram que 20,5% da população adolescente do Brasil é considerada obesa ou em sobrepeso, ou seja, apresentam Índice de Massa Corporal de 25 a 30.

 

O estudo aponta os resultados como consequência da má alimentação dos jovens, caracterizada pelo hábito de pular ou não fazer refeições, especialmente o desjejum, em conjunto com a ingestão dos chamados fast food. 

Além disso, existe também o quadro de declínio de desnutrição infantil no Brasil, enquanto há o aumento da prevalência de excesso de peso entre praticamente todas as faixas etárias da população, segundo a SDH. Dessa maneira, a obesidade ou sobrepeso na adolescência também favorece o surgimento de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT).

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!