Qualidade de vida

Saúde de animais de estimação: Por que o banho e escovação são importantes

Por Redação Doutíssima 09/01/2014

0,,11274732,00

A limpeza regular é boa para o pelo e pele do seu animal de estimação, além de fortalecer o vínculo que você estabelece com ele.

Escovar o seu cão pode parecer uma grande tarefa, especialmente quando a vida torna-se agitada.

“Muitas vezes, as pessoas transformam a tarefa de escovar e pentear em um grande evento. Elas acham que você precisa fazer isso por uma hora”, afirma Stephen L. Zawistowski, PhD, especialista em comportamento animal e assessor científico da American Society for the Prevention of Cruelty to Animals (ASPCA).

Mas cuidar do seu cão não precisa ser um grande acontecimento. “Em muitos aspectos, é melhor fazer isso com mais frequência, mas por um período curto, talvez 5 ou 10 minutos diariamente”, diz Zawistowski. “Faça disso um hábito”.

Sessões de escovação rápidas e frequentes, combinadas com um banho ocasional, mantêm o seu cão limpo e confortável. A escovação de rotina melhora a aparência do seu cão ao distribuir os óleos naturais por toda a pelagem. “Isso faz o cão ter uma aparência bonita, saudável e brilhante”, diz Zawistowski. Ela também impede a formação de nós ou emaranhados no pelo e elimina a sujeira e outros detritos externos.

Além disso, há uma grande recompensa emocional. “A escovação de fato ajuda-o a desenvolver uma boa ligação com o seu cão”, afirma Zawistowski.

Até que ponto você precisa escovar e pentear o seu cão? Depende da sua pelagem. Raças de pelos longos, como golden retrievers e Newfoundlands, precisarão de uma escovação mais longa e mais intensa quase que diariamente, diz Zawistowski. Cães de pelo curto, como dálmatas ou beagles, não são tão difíceis de escovar, mas sessões regulares ajudam a eliminar os pelos soltos. Use um pente de dentes de aço para remover os emaranhados e, em seguida, uma escova de cerdas duras para se livrar do pelo solto, diz ele.

Agenda de banhos do seu cão

Se o seu cão fica relativamente limpo com a escovação regular, você pode precisar de menos banhos, diz Zawistowski. Mas geralmente os cães precisam tomar banho a cada três meses, de acordo com a ASPCA.

Se o seu cão fica mais sujo, por exemplo, ao brincar ao ar livre, considere ensaboá-lo com mais frequência. Sempre use um xampu para filhote ou cão, não um xampu para pessoas, diz Zawistowski. Os xampus feitos para as pessoas não são tóxicos, mas podem conter fragrâncias e outros ingredientes que irritam a pele dos animais de estimação.

Embora a escovação frequente possa fazer maravilhas para o seu cão, o mesmo não é válido para banhos. Não exagere. “A maioria das pessoas dá banho nos seus cães com mais frequência do que eles necessitam”, diz ele, às vezes semanalmente ou a cada duas semanas. Muitos banhos eliminarão os óleos naturais que protegem a pele, e a pelagem do seu cão perderá um pouco do seu viço e brilho.

banho-gato-saude-8964

Cuidados com o seu gato

Os gatos e seus donos detestam bolas de pelo, e por boas razões. O fato dos felinos adorarem se lamber para se limpar é ótimo, mas eles podem engolir muitos pelos, que se acumulam no estômago.

Para reduzir as bolas de pelo floxiflux:

Escove o seu gato regularmente. Seu gato não ingerirá tanto pelo, especialmente se você limpá-lo com um pano limpo após a escovação para eliminar qualquer pelo solto. Se o seu gato tem pelo comprido, procure escová-lo diariamente. Limite as sessões de escovação de 10 a 15 minutos. Sessões mais longas podem irritar o seu gato.

Pule os banhos. Os gatos realmente não precisam de banhos desde que sejam capazes de se limpar, diz ele. Mas, se o pelo do seu gato tem uma aparência oleosa, gordurosa, ou pegajosa, um banho pode ser uma boa ideia. Em primeiro lugar, escove-o cuidadosamente para remover o pelo solto. Em seguida, dê um banho no seu gato com água morna e utilizando um xampu suave para gatos e seque-o com uma toalha.

Verifique as suas orelhas semanalmente. Se as orelhas do seu gato estiverem sujas, limpe-as com um pedaço de algodão ou gaze. Ou peça uma solução para limpeza de orelhas ao seu veterinário.