Filhos

Como escolher o assento de automóvel adequado para seus filhos

Por Redação Doutíssima 10/01/2014

Não se pode brincar com a segurança, muito menos quando ela envolve pessoas que amamos, como nossos pequeninos. Não é atoa que há pouco tempo o uso de cadeirinhas especiais para crianças foi instaurado como obrigatório no Brasil. Nos acidentes de carro, são as crianças desprotegidas que sofrem o maior número de lesões e correm maiores chances do acidente ser fatal. Isso ocorre pela falta de proteção da criança dentro do veículo, usando cinto de segurança mal colocado, ou se estiverem muito próximas do painel do carro, em especial quando o carro não possui air bags.

A maneira mais segura de conduzir uma criança com menos de 12 anos dentro de um carro sempre é sentá-la no banco traseiro, em um assento de automóvel adequado para a idade dela. Esses tipos de assentos infantis, quando utilizados adequadamente, podem reduzir o risco de morte das crianças em até 71% no caso de acidentes. Mas diversos estudos mostram que, até 90% dos assentos de automóveis para crianças são posicionados de maneira incorreta. Pois isso a importância de escolher o assento de automóvel certo para o seu filho e instalá-lo seguindo os conselhos do fabricante.

crianca-cadeirinha-carro-600

 

Como escolher o assento de automóvel infantil

Assentos do tipo “bebê-conforto” são próprios para as crianças com peso abaixo de 9 quilos e com menos de 1 ano de idade. Este tipo de assento é fixado no banco traseiro do carro com auxílio do cinto de segurança do veículo. Ele é posicionado de frente para o pára-brisas traseiro, isto é, a criança fica de costas para os pais, olhando para o porta-malas do automóvel. Sendo utilizado corretamente, este tipo de assento ajuda a proteger a cabeça, o pescoço e as costas do bebê.

 

Assentos do tipo “cadeirinha” são igualmente fixados no banco traseiro do automóvel através do cinto de segurança do veículo. Contudo, essas cadeirinhas são posicionados voltadas para frente do carro. Estes assentos são próprios para crianças à partir de 1 ano (quando já se sentem sozinhas) até os 4 anos de idade, pesando no mínimo 18 quilos.

 

Assentos do tipo conversíveis podem ser utilizados na posição reclinada ou sentada. Quando reclinados, eles estão de frente para o pára-brisa traseiro do carro com as alças do cinto de segurança do assento colocadas nas aberturas inferiores. Quando fixados na posição sentada, estão voltados para frente e com as alças do cinto de segurança colocadas nas aberturas mais altas. Por essa facilidade de mudança de posição, este tipo de assento é o mais abrangente, podendo ser utilizado do nascimento do bebê até os 4 anos.

 

0,,11918530,00Assentos de transição (booster seats) são destinados a crianças entre 4 e 8 anos de idade, ou com mais de 18 quilos. Nesse momento, a criança já está grande demais para a cadeirinha. Seus ombros estão mais altos do que a abertura mais alta para o cinto de segurança ou suas orelhas já ficam acima do encosto do assento. O assento de transição é muitas vezes sem encosto, dando apenas uma elevação para que a criança use o cinto de segurança do carro.

 

À partir dos 9 anos, ou quando já seja grande demais para caber em nenhum tipo de assento de automóvel, a criança deve usar o cinto de segurança do banco traseiro para viajar com segurança. Até os 12 anos, não é recomendado que ela viaje no banco da frente, mesmo usando o cinto de segurança.