Guia dos Dentes

Dúvida do leitor: o que são coroas e pontes?

Por Redação Doutíssima 11/01/2014

p-1

É enorme o leque de opções de tratamentos reabilitadores. Quando falamos do assunto que norteia o termo prótese, entramos em um mundo rodeado de possibilidades, preços, materiais, dentre outros fatores. Avaliando os assunto que seriam os mais comentados pelos pacientes, encontramos os tratamentos envolvendo as coroas e pontes. Vamos então falar um pouco mais sobre cada um desses dois tratamentos para que você compreenda melhor as diferenças entre eles.

O que são as coroas dentárias?

Coroas dentárias ganharam esse nome devido ao fato de a coroa do dente, que é a parte que fica para fora da gengiva, dando estética e função, está comprometida de alguma forma e o dentista precisará refazer de uma forma artificial. Então, a coroa dentária se refere à uma forma de reconstrução de uma coroa de um dente que ainda possuí a sua raiz integra e capaz de sustentar uma nova coroa artificial.

p-2

Dentro do contexto de coroa dentária, para confundir você um pouco mais, precisamos entender que o dente pode ter perdido completamente a coroa ou somente pedaços dela. Isso vai dividir ainda mais o procedimento para um dente só e com isso, surgiram novos nomes de tratamentos que conversaremos em um próximo momento como no caso das onlays ou as inlays que nada mais são do que reconstruções de pedaços da coroa do dente mas sendo diferentes das restaurações ou obturações.

O que são as pontes ou próteses fixas? 

No que diz respeito à ponte, percebo um termo bem popular para descrever a prótese fixa. Ela foi chamada de ponte fixa devido, assim como uma ponte, ficar presa de um lado e de outro de um rio; a prótese ou ponte fixa fica presa nos dentes vizinhos de um local que há a ausência de algum dente ou grupo de dentes.

p-6

Ambas podem ser feitas de diversos materiais e o paciente poderá escolher o tamanho do dente, coloração, formato, dentre outros fatores para que o dente ou os dentes possam parecer ao máximo possível com um dente natural.

Assim, um dos critérios para diferenciar as coroas dentárias das pontes ou próteses fixas é com relação ao número de dentes que devem ser recolocados. Se o paciente possui um “resto” de um dente que precisa ser reconstruído, será feita uma coroa dentária mas se ele perdeu um ou mais dentes de forma completa e precisa recolocar esses dentes, ele fará uma prótese fixa, também chamada de ponte.

cad-6

O importante é reabilitar o mais rápido possível, cada dente tem seu papel na cavidade bucal e na ausência de um deles, os outros serão sobrecarregados o que causará consequências ruins.