Filhos

Tire suas dúvidas e aprenda como lavar a roupa do bebê

Por Redação Doutíssima 12/01/2014

Os cuidados com a roupa do bebê são essenciais para manter a saúde do seu filho. O conselho de especialistas é que todas as peças sejam lavadas antes do uso – pelo menos até os três primeiros meses de vida da criança. E não é só isso, esses cuidados iniciais incluem não usar produtos químicos, como amaciantes e sabão em pó.

Como cuidar da roupa do bebê

Mesmo diante das promessas de maciez e cheirinho bom da maioria dos produtos utilizados em lavagem de roupas, ainda não se tem pleno conhecimento de que tipo de alergias o bebê tem ou poderá desenvolver durante o primeiro trimestre de vida. Assim, a lavagem precisa ser cercada de muito mais cuidados do que se imagina.

roupa do bebe

As roupas do bebê devem ser lavadas com sabão neutro para evitar alergias. Foto:iStock, Getty Images

Também não se pode misturar, na lavagem, a roupa do bebê com as peças dos demais familiares, principalmente se algum deles apresentar algum problema de pele. Conforme a Sociedade Brasileira de Pediatria (SPB), os recém-nascidos têm a pele muito sensível e sempre há a possibilidade de algum tipo de contaminação.

Os utensílios para lavagem da peças da crianças, como baldes ou bacias, também devem ser exclusivos.

Uma sugestão é quando tirar a roupa do bebê, já colocá-la de molho no balde com sabão neutro por algumas horas. As peças podem ser enxaguadas, inclusive, no final do dia.

Esse tempo de permanência vai ajudar a acabar com as tradicionais manchas nas roupinhas.  O mais indicado é usar água morna, sabão de coco, deixar secar ao sol, enxaguar bem e pendurar para a secagem final.

Para tirar manchas, um dos truques é aplicar vinagre ou talco. A água sanitária não é recomendada para roupas de bebês de até três meses.

As peças menores, como meias, luvinhas, gorrinhos e sapatinhos, podem ser colocadas dentro de saquinhos próprios para lavagem de roupas delicadas. Vale também usar uma fronha. Não esqueça de abotoar as peças mais sensíveis e tirar as etiquetas. As peças de lã devem ser lavadas à mão para que durem mais.

Roupa do bebê deve ser passada

Todas as peças de roupa do bebê, independente se amassam ou não, devem ser passadas a ferro, para que a higienização seja completa. Todas as dicas valem, inclusive, para toalhas e roupas de cama. Tudo o que entra em contato com o recém-nascido deve estar impecavelmente limpo.

Jamais passe perfume nas roupinhas de seu bebê. Vale a mesma orientação de não usar produtos que podem desencadear processos alérgicos. Se você não usa perfume diretamente na pele da criança, também não deve usá-lo nas peças de roupa ou qualquer tecido que vá entrar em contato com o pequeno.

Outro ponto importante no que se refere à roupa do bebê é a forma como você vai guardá-la. É preciso ser prática, por isso use cômodas e coloque as fraldas na primeira gaveta. Na segunda, acondicione itens já combinados, prontos para serem usados.

Dessa forma, na hora de usar, você ganhará tempo. No caso de meninas, os vestidinhos podem estar pendurados, vai facilitar também na hora de escolher o que vestir na pequena.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!