Gestante > Sintomas de Gravidez

Sintomas da gravidez: evidências que não enganam

Por Redação Doutíssima 20/01/2014

Você sonha em ter um bebê e está atenta ao menor indício de gravidez. Poucos dias de atraso no ciclo menstrual, dor no peito e pronto, você já começa a se imaginar com a barriga! Mas esses tão famoso sinais são mesmo sintomas da gravidez? Eles são inequívocos? O distúrbio hormonal que acompanha a gravidez pode provocar sintomas iniciais muito característicos. Estes são chamados de sinais “amigos” da gravidez, mas nem sempre merecem essa descrição…

primeiros-sintomas-da-gravidez

 

Menstruação atrasada, um sintoma confiável?

Antes da barriga crescer, muitas mulheres sentem os primeiros sinais de gravidez. O mais claro e mais alertante, é o atraso da menstruação. No entanto, muitas mulheres têm períodos irregulares, incluindo períodos de amenorreia (suspensão espontânea da regra), tornando este indício pouco confiável em primeiro lugar. Na verdade, pode acontecer de haver o sangramento nos dias quando você espera que ocorra o ciclo menstrual, porém mesmo que ele seja muito menos abundante do que a menstruação, você pode ficar confusa.

 

A secreção sexual dos hormônios durante a gravidez causam vários sintomas, incluindo o inchaço das mamas. Os mamilos também se ampliam, tomam uma cor mais escura e às vezes são cobertos com pequenas saliências granuladas, que correspondem a pequenas glândulas (os tubérculos de Montgomery). Estas alterações dos seios, muitas vezes aparecem muito cedo.Seios inchados e sensíveis, será um sintoma de gravidez?

 

Problemas digestivos e náuseas, sinais para desconfiar da gravidez?

Às vezes o gosto da mulher grávida muda, além dela ter problemas digestivos. Alimentos antes apreciado, agora pode produzir rejeição e vice-versa. É possível sentir nojo de verdade, uma sensação que se manifesta especialmente com produtos como vinho ou café.

As náuseas, entretanto, são um sintoma da gravidez clássico, especialmente quando eles aparecem na parte da manhã. No entanto, eles são sintomas que aparecem mais tarde, no final do primeiro mês de gravidez. Segundo algumas estimativas, cerca de metade das mulheres grávidas têm náuseas. Elas estão associadas com um aumento da salivação e exacerbação de cheiro. Não é incomum que uma falta odor precipitado náusea. O vômito é raro. Finalmente, há mulheres que sofrem de constipação e inchaço abdominal no início da gravidez.

 

cansaçoOutros possíveis sintomas da gravidez :

::Cansaço extremo: basta se senta no sofá e logo vem uma sonolência e até mesmo o desejo enorme de dormir o dia todo. Isto responde ao efeito sedativo de progesterona. O sono noturno pode, no entanto, ser perturbado. Às vezes, a mulher também sofre mudanças de humor.

::Problemas ginecológicos: sangramento, micção freqüente e descarga vaginal são sintomas mais raros, mas podem ocorrer como resultado de alterações fisiológicas associadas à gravidez (o útero aumentado comprime os órgãos, causa alterações hormonais).

::Azia, dor abdominal.

 

Em suma, os sintomas da gravidez são tão numerosos e tão diferente de uma mulher para outra que seria absurdo depender deles para ter o diagnóstico de gravidez, especialmente quando há mulheres que não sentem nada. Porém, a presença de uma ou mais destes sintomas pode atrair a atenção. Para saber com certeza, o melhor é correr para a farmácia e comprar um teste de gravidez.