Gestante > Sintomas de Gravidez

Azia na gravidez? Saiba como aliviar os sintomas

Por Redação Doutíssima 21/01/2014

azia na gravidez

A gravidez é um dos períodos mais emocionantes na vida de uma mulher. Ao longo destes nove meses, ela passa por emoções intensas e faz muitas descobertas, algumas agradáveis e outras nem tanto como por exemplo o ganho de peso, náuseas, azia, etc. Hoje nos vamos falar sobre a azia na gravidez; este mal que causa tanto desconforto em mulheres grávidas pode ser amenizado através de algumas atitudes simples e eficientes.

Por que as mulheres têm azia na gravidez?

Também chamada de refluxo, a azia é caracterizada por uma sensação de queimação no estômago e na garganta. Ela ocorre na gravidez principalmente porque o o útero da mulher esta em em crescimento, pressionando o intestino e o estômago. Durante a gestação ocorre também um aumento do hormônio chamado progesterona na corrente sanguínea juntamente e o acúmulo de gases no estômago, o que torna a digestão mais lenta.
A azia na gravidez normalmente começa a aparecer a partir do segundo trimestre de gestação.

Para diminuir a sensação de queimação no estômago, é preciso fazer algumas modificações na alimentação, começando por evitar frutas cítricas, vinagres, mostardas, bebidas alcoólicas, frituras, alimentos com grande quantidade de condimentos, café e refrigerantes.

azia na gravidez

Outras medidas que ajudam a aliviar a azia na gravidez:

– Evitar beber líquidos durante as refeições.

– Fazer de 5 à 6 refeições ao longo do dia. É Muito importante mastigar bem os alimentos.

– Evitar comer antes de dormir, pois quando você esta deitada, os ácidos estomacais sobem com mais facilidade.

– Sempre dormir em uma posição mais confortável, por exemplo, a posição semi-sentada pode ser uma boa opção, para isso, você pode fazer um encosto na cama com alguns travesseiros, ou mesmo procurar por travesseiros anti-refluxo, pois eles ajudam a manter a cabeça elevada e a evitar que ao ácidos subam durante a noite.

– Marcar chicletes apos as refeições estimulam as glândulas salivares e aumentam a produção de saliva.

– Usar roupas confortáveis e largas que não pressionem o estômago.
Tratamento

Pão e bolachas de água e sal ajudam a aliviar a azia na gravidez, pois absorvem o acido estomacal. Então, quando você sentir aquela azia, é só comer um pedaço de pão ou algumas bolachas.
Um remédio à base de magnésio poderá ajudar a diminuir a azia na gravidez, mas atenção: somente o seu médico poderá indicar o melhor remédio pra você. Não tome nada sem autorização médica, pois, alguns remédios possuem grande quantidade de sódio e podem prejudicar o desenvolvimento do seu bebê.