Guia do Câncer

Teste rápido de detecção do câncer de boca

Por Redação Doutíssima 21/01/2014

cancerr-4

Acredito muito importante verificarmos e mostrarmos para a população todas as besteiras e falcatruas que muitas prefeituras fazem ao longo de sua administração, em diferentes cidades e estados pelo Brasil. Meu foco é sempre a saúde e temos conversado bastante sobre o assunto aqui em nosso site mas temos também que mostrar e parabenizar os profissionais que realmente conseguem fazer algo de bom e construtivo para nossa população. Esse é o caso do assunto de hoje, uma solução mais rápida e prática para salvar vidas é o teste simplificado para um pré-diagnóstico do câncer bucal e a boa notícia é que esse teste realmente está chegando cada vez mais em cursos de odontologia e clínicas de atendimento de caráter gratuito para a população. Vamos ver a matéria do site da Unioste e depois vou buscar saber se o projeto continua a ser executado.

“A Clínica Odontológica (CEO) do curso de Odontologia oferecido no Campus de Cascavel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) recebeu os kits para o teste rápido do pré-diagnóstico de câncer bucal, que fazem parte do Programa Estadual de Detecção Precoce do Câncer Bucal, da Secretaria de Estado da Saúde.

cancer

O objetivo do Programa é ampliar o acesso ao diagnóstico da doença, aumentando as chances de cura dos pacientes, sendo o responsável por organizar toda a linha de cuidado desse paciente, que vai desde a oferta do teste rápido, exame de diagnóstico (biópsia), tratamento e acompanhamento dos mesmos.

O CEO/Unioeste iniciou no mês de abril o procedimento de realização das biópsias, dos pacientes que foram atendidos dentro deste programa nas Unidades Básicas de Saúde e na Clínica Odontológica da Unioeste.

cancer-1

De acordo com a professora do curso de Odontologia da Unioeste, Adriane de Castro Martinez Martins, “este Programa vem complementar as ações de diagnóstico precoce do câncer bucal, buscando uma aproximação das Unidades Básicas de Saúde com os Centros de Especialidades Odontológicas, estabelecendo o cuidado odontológico do paciente, desde o diagnóstico até o término do tratamento oncológico”, afirma.”

Em 2010 já se falava sobre um teste para o câncer de boca que precisaria somente de um dentista capacitado para usar, que faria uma coleta de células da boca do paciente usando uma escova específica mas simples. Como de costume, desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Sheffield e Sheffield Hospitais de Ensino da Fundação NHS Trust, EUA.

cancer-2

Isso é um avanço enorme se pararmos para pensar que os testes ou biópsias para diagnóstico de câncer de boca são relativamente complexos e possuem um custo considerado com fase clínica e laboratorial. Com o teste rápido, o dentista faria esse pré-exame sem necessidade de biopsia, de forma mais rápida e barata.

Você também poder realizar o auto-exame semanalmente:

cancerr-2

– Diante do espelho, com uma boa iluminação, deve-se olhar e tocar toda a boca e o pescoço.

– Verificar feridas que permanecem na boca por mais de 15 dias, coroços na região do pescoço ou na parte de baixo do queixo.

– Dentes amolecidos.

– Sangramentos que não param ou ficam indo e vindo.

– Mau hálito.

– Efeitos na mobilidade da língua chegando ao ponto de causar dor em estágios mais avançados.