Cabelos

Saiba como cuidar do seu cabelo mesmo durante o verão

Por Dra. Mariana de Andrade Lima 22/01/2014

Diante da chegada do verão, é necessário aprimorar alguns cuidados relacionados à saúde e beleza. Você já sabe da importância de proteger a pele, mas também é preciso lembrar que os fios de cabelo sofrem igualmente com a exposição aos raios ultravioleta. Por isso, tomar precauções de fotoproteção e hidratar as madeixas é fundamental.

Não é somente o sol que pode tornar o cabelo mais fraco e ressecado. Na verdade, há um conjunto de fatores: o cloro da piscina e o sal da água marinha também removem parte da hidratação natural. Já o vento contribui para o surgimento do temido frizz. Então, como reagir? Confira algumas dicas que podem ajudar.

cabelo-doutissima-iStock getty images

Manter os fios hidratados é fundamental no verão. Foto: iStock, Getty Images

Dicas para cuidar do cabelo no verão

A cosmetóloga Mika Yamaguchi conta com algumas dicas para manter a beleza do cabelo em alta, mesmo diante de tantos fatores agressivos, característicos do verão. “Antes de falar no uso dos cosméticos, vale lembrar que sempre podemos usar um bom chapéu para garantir a proteção”, afirma.

Ela explica ainda que é fundamental manter uma alimentação balanceada, com direito a muitas frutas e verduras. “Tudo que ingerimos reflete não só em nossa pele, mas também nos fios”, enfatiza.

Mika destaca que o ideal já é começar a cuidar mais intensamente dos cabelos um mês ou, no mínimo, uma semana antes da exposição solar intensa. Para isso, ela sugere o uso de shampoos, condicionadores e máscaras de hidratação com componentes de origem vegetal.

Finalizadores à base de manteiga de karité, de oliva e de cacau também são poderosos aliados, pois devolvem o brilho às madeixas e ajudam a torná-las mais fortes para encarar o sol, a poluição e a areia.

“Em relação à lavagem, podemos dizer que o ideal seria lavar os cabelos diariamente, de preferência no final da tarde”, orienta Mika. É muito importante que a temperatura da água esteja morna e não quente demais, para não danificar ainda mais o cabelo.

Fios com químicas, sejam elas provenientes de tinturas ou alisamentos, demandam cuidados ainda mais aprimorados. Eles já têm estrutura mais frágil e, por isso, o ideal é aplicar um leave-in com fator de proteção solar antes de entrar na piscina. O produto ajuda a criar uma camada protetora e, consequentemente, evitar danos profundos.

Como resolver problemas capilares no verão?

Se os seus fios chegarem a uma situação caótica no verão, calma: há truques que podem ajudar na recuperação da vivacidade das madeixas. Caso o cabelo tingido de loiro comece a esverdear por causa da água da piscina, a dica é usar leite e vinagre de maçã para neutralizar a cor, além de um bom shampoo anti-resíduos.

Para evitar o aspecto esverdeado, também é sempre bom lavar os cabelos direto com água do chuveiro depois de sair da piscina. Já se o problema for excesso de frizz e ressecamento, a solução é hidratar, hidratar e hidratar. Vale até mesmo usar produtos naturais, como o óleo de coco.

Diante do frizz, apostar em lindos penteados é outra solução. Lembre-se de que as tranças embutidas e as tiaras são sempre boas aliadas no verão. Assim, você não precisa se preocupar o tempo inteiro em controlar os fios.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!