Cirurgia Plástica

Cirurgia bariátrica: conheça a cirurgia plástica para depois de grandes emagrecimentos

Por Dr. Allan Bernacchi 23/01/2014

posbariatrica

A busca da saúde perdida com a obesidade pode levar a pessoa a optar por uma cirurgia bariátrica. E esse não é um processo simples, pois envolve o trabalho de uma equipe multidisciplinar, com nutricionistas, psicólogos, cardiologistas, endocrinologistas e, às vezes, fisioterapeutas. A perda de peso é feita de uma maneira gradativa e o organismo fica debilitado durante um longo período. Por isso, o paciente não pode se deixar levar pela ansiedade e acabar passando por uma cirurgia plástica antes do tempo.

Levam-se aproximadamente 18 meses (esse é o período definido pela SBCP para a realização de uma cirurgia plástica em ex-obesos) para a readaptação dos tecidos e estabilização do peso. Por isso, só depois desse período é que nós, cirurgiões plásticos, podemos atuar no paciente, oferecendo um resultado mais definitivo e satisfatório, principalmente ao contorno corporal.

As cirurgias plásticas são consideradas um complemento do reenquadramento desse indivíduo na sociedade, mas elas representam mais do que isso: ajudam a devolver a saúde e dignidade a quem sofreu com excesso de peso por um bom tempo. É comum também que algumas delas tenham que ser refeitas, complementadas ou retocadas pelo cirurgião. As técnicas cirúrgicas utilizadas irão variar conforme o caso, mas, a maioria é combinada, ou seja, as técnicas são adaptações de uma somada a outra, tendo como objetivo o melhor contorno com a menor cicatriz possível.

Acesse: allanbernacchi.com