Motivação

10 Dicas para vencer a preguiça

Por Redação Doutíssima 24/01/2014

Tá na hora de levantar e vencer essa preguiça! Anote essas 10 dicas para você ganhar energia e conquistar seu objetivos.

Cinco-consejos-para-despertar-feliz-2

1. Faça exercícios: Para vencer a preguiça,  você precisa ter energia para gastar ao longo do dia. Mesmo que pareça difícil começar, dê o passo inicial e mantenha uma rotina de exercícios físicos. Isso deixa o corpo disposto e alerta.

2. Durma bem: É impossível que você se senta motivado e entusiástico se não dorme o suficiente. Problemas de sono muitas vezes decorrem de maus hábitos.

3. Determine um prazo curto para começar:  O começo é sempre a parte mais difícil de muitas tarefas. Determine um prazo curto (5 a 15 minutos) para começar, de qualquer maneira. Se precisar refazer o início depois, o tempo necessário certamente será menor que o tempo que você perde deixando para depois.

4. Pense nos benefícios: A preguiça pode ser ainda maior se você tiver uma visão pessimista da tarefa. Ver só as dificuldades faz ficar ainda mais difícil começar. Imagine todos os benefícios que terá ao concluir sua atividade e será bem mais fácil colocar mãos a obra.

5. Estabeleça prêmios: Estabeleça para si mesmo um prazo para cumprimento da tarefa e um prêmio pelo sucesso e cumprimento do prazo. Nada melhor para te dar uma forcinha contra a preguiça inicial.

6. Pense nas conseqüências do não cumprimento: Para não se entregar à inércia, muitas vezes funciona pensar no lado negativo de não concluir uma tarefa. Se os benefícios não são o suficiente para motivá-lo, pense no prejuízo financeiro, profissional ou emocional que vai ter se não fizer o que deve.

7. Encontre apoio em parceiros: Todo mundo às vezes precisa de uma palavra de motivação. Ainda melhor se você encontrar pessoas com interesses em comum. O apoio delas será natural e vai te motivar a vencer a preguiça.

8. Divida a tarefa em partes: Desconstruir um problema ou atividade em pequenas frações te dará muito mais coragem e energia para enfrentá-lo. Se você está diante de uma questão complexa ou trabalhosa, divida o processo em etapas menores, administráveis, com prazos e objetivos à curto e longo prazo.

9. Faça uma coisa de cada vez: Mesmo que estejamos muito acostumados a fazer várias atividades ao mesmo tempo, você não consegue fazer tudo bem feito se fizer ao mesmo tempo. Organize sua mente e seu dia para dedicar-se a uma tarefa de cada vez. A concentração beneficia enormemente a criatividade e nosso potencial para resultados.

10. Descreva seu processo: Você vai ganhar uma motivação a mais quando perceber que sua produtividade varia de acordo com a freqüência com que se entrega à preguiça. Registrar seu progresso diariamente, anotando as metas que atingiu e como foi seu estado energético e emocional neste dia.