Gravidez Semana a Semana

Gravidez semana a semana : décima semana de gestação

Por Redação Doutíssima 03/02/2014

A décima semana de gestação é uma comemoração. Nessa semana, geralmente todos os familiares e seus amigos já teve a notícia e começa uma festa pela chegada do bebezinho. As pessoas já te interrogam se você já sabe o sexo, se prefere menina ou menino, se já decidiu os nomes, cores do enxoval, etc. Não fique furiosa com a curiosidade das pessoas, todos só estão muito empolgados com essa novidade. Você já deve ter começado a pensar no enxoval do bebê também. Pode começar a planejar e ir com calma organizando o quartinho dele, as roupinhas e comprando tudo o que precisa para recebê-lo nas melhores condições. Mas calma, você ainda tem tempo.

0,,21056156,00Você mesma deve estar se sentindo um pouco mais positiva sobre à gravidez. Tudo vem à tona quando você ouve pela primeira vez os batimentos cardíacos do bebê. Nesse momento os pais se dão conta de que geraram uma vida e do quanto a amam mesmo sem ainda conhecê-lo. Se você ainda não fez uma ultra-som, certamente seu médico já pode recomendá-la uma para que você escute o coração do bebê e veja como vai a evolução da gravidez.

 

O desenvolvimento do bebê na décima semana de gestação

Cada die é uma novidade para o seu bebê. Na décima semana de gestação, órgãos vitais como fígado, rins, cérebro e os pulmões do seu bebê já estão totalmente formados e já funcionam, agora só vão crescer. O coração ainda está em formação. O formato do bebê é um pouco estranho porque a cabeça tem quase metade do comprimento do corpo inteiro. Nessa semana, você pode enxergar claramente o desenho da coluna do seu bebê e seus nervos que se expandem a partir da medula espinhal. Uma ultra-som pode revelar as batidinhas do coração do seu bebê caso você ainda não tenha ouvido. Com a ajuda de um doppler, um estetoscópio por ultra-som, dá para ouvir a rapidez com que bate o coração do seu filhinho.

 

A futura mãe na décima semana de gravidez

Nessa semana, seu útero está do tamanho de mamão papaia pequeno e preenche quase totalmente a parte baixa do seu ventre. Apesar das suas roupas já estarem um pouco apertadas, você ainda não precisa ir em busca de roupas mais largas para grávidas. Tente beber oito copos de líquido por dia, mas limite o consumo à noite, para não ter ter vontade de ir ao banheiro e ter que sair da cama. Seu sono já poderá ser um pouco conturbado por sonhos estranhos. Na décima semana de gestação também é provável que suas náuseas passem.