Gravidez Semana a Semana

Gravidez semana a semana : décima segunda semana de gestação

Por Redação Doutíssima 07/02/2014

A gravidez é um longo processo que, como sabemos, dura nove meses. São aproximadamente 40 semanas de preparo físico, psicológico e logístico para essa grande mudança. Mas pergunte para qualquer mulher que já foi mãe: após a décima segunda semana de gestação, parece que o tempo voa. Tudo porque nessa semana, você provavelmente fará sua primeira ultra-som e pode mesmo descobrir o sexo do bebê! Logo vêm as noticias para todos os familiares e amigos, e você nem vai percebendo o quanto sua barriga vai crescendo cada dia mais. Seu bebê já está pronto, agora ele só ganha peso e estica!

décima segunda semana de gestação

Para as mães que trabalham, pode ser que comecem a aparecer dúvidas sobre quando comentar sobre a gravidez e começar a preparação para deixar suas atividades nas mãos de outra pessoa enquanto você se ocupa do seu filhote. Fique tranquila quanto à essas decisões. Você ainda está na décima segunda semana de gestação e tem tempo para se organizar (mesmo que pareça o contrário). Contudo, é importante avisar seu chefe sobre sua gravidez para vocês fazerem qualquer adaptação com calma. Pense também que não vai dar pra esconder sua condição por muito tempo, a barriga vai despontar dia após dia!

 

O desenvolvimento do bebê na décima segunda semana de gestação

 

décima segunda semana de gestaçãoAté aqui seu bebê tinha os olhos formados porém bastante separados. Na décima segunda semana de gravidez, os olhinhos do seu filho começam a se juntar no centro do rosto. Do mesmo modo, as orelhas do bebê tomam quase totalmente sua posição normal. Os órgão começão a produzir secreções: o fígado produz bile e os rins secretam urina na bexiga.

Assim como na semana anterior, seu bebê continua se mexendo bastante durante a décima segunda semana de gestação, mas você ainda não consegue sentir pois ele é muito pequeno. O cérebro também está a todo vapor. As conexões neurológicas no cérebro estão se formando e as células nervosas se multiplicam. Com isso, o bebê adquire reflexos: se algo toca na palma da sua mão, ele também fecha seus dedos; se algo toca na sola dos seus pés, os dedinhos dele se curvam! É incrível.

 

A futura mãe na décima segunda semana de gestação

 

As mãe mais magrinhas já podem ver claramente o bico na barriga. À partir da décima segunda semana de gestação, você acaba não tendo como fugir das roupas mais folgadas. Não exite em ir às compras para comprar coisas também para você!

Na décima segunda semana de gestação, as náuseas, os enjoos e o cansaço deixam de ser frequentes ou mesmo desaparecem. Você vai se sentir muito mais disposta. Contudo, é possível que você tenha dores de cabeça e tonturas, pois o fluxo de sangue no seu corpo também aumentou muito.

 

Saiba mais:

Gravidez semana a semana : décima primeira semana de gestação

Gravidez semana a semana : décima semana de gestação

Gravidez semana a semana : nona semana de gestação

Gravidez por idade: 40 anos ou mais

Gravidez por idade: entre 35 e 40 anos

Gravidez por idade: entre 26 e 34 anos

Os exames pré-gravidez que você deve fazer