Clínica Geral

Guia da Artrose do Joelho

Por Redação Doutíssima 10/02/2014

shutterstock_69959887-1000x500

A artrose é o desgaste gradativo da cartilagem, associada à alterações de ligamentos e músculos ao redor da articulação.Pode ser de origem primária ou secundária, tendo apresentação ou acometimento de uma ou mais articulações.

Quadro Clínico

artrose 5

Figura acima: artrose medial grave do joelho  

• Dor é a queixa principal
• Deformidade angular do membro acometido
• Limitação funcional.

atroseFigura da esquerda: desvio do eixo do joelho e exame de RX com pinçamento ósseo compartimento medial (seta)

Tratamento Não – Cirúrgico

• Não medicamentoso: fisioterapia, exercícios, uso de órteses, bengalas ou muletas. O trabalho muscular promove uma melhora da pressão e da lubrificação articular, para isso, o programa de exercício deve ser adaptado para cada caso, levando-se em consideração o grau e a localização da artrose. A perda de peso também está relacionada como um importante papel na diminuição da dor, seja pela diminuição da carga na articulação, bem como na diminuição de substâncias sintetizadas pelos adipócitos que aumentam a degradação da cartilagem.
• Medicamentos: anti-inflamatórios (alívio da dor); Sulfato de Glicosamina/Condroitina (substâncias atuantes na cartilagem que melhoram a dor e retardam a progressão da doença); Corticóide intra-articular (quadros agudos de sinovite para alívio da dor ); Ácido hyalurônico intra-articular (melhora dos sintomas ocorre entre 3 a 6 meses após administração, deve ser indicado para casos específicos).

artrose2

Figura acima: Esquema de infiltração com ácido hialurônico

Tratamento Cirúrgico da Artrose do joelho

A escolha adequada do procedimento a ser realizado depende, dentre outros fatores, da idade do paciente, do seu nível de atividade, da gravidade da doença e do número de compartimentos do joelho afetados.
Artroscopia: indicada para pacientes com artrose inicial, que não apresentam desvio do eixo e que persistem com dor após período de tratamento não cirúrgico.

Osteotomia: é a correção do eixo do membro inferior, diminuindo a carga de um dos compartimentos do joelho (lateral ou medial). É feita através de um corte ósseo e fixação com placa e parafuso.

artrose3

Figura acima: esquema de osteotomia para correção do eixo do joelho em varo
Artroplastia (prótese): o Unicompartimental: indicadas para artrose de 1 compartimento, baixa demanda física, dor mínima no repouso, poucas alterações na amplitude de movimento e desvio mínimo do eixo do joelho.

artrose 4

Figura da esquerda: prótese unicompartimental do joelho

Total: A principal indicação é a dor de forte intensidade em repouso, que interfere com as atividades da vida diária, decorrente da artrose grave e refratária ao tratamento conservador bem executado. São geralmente pacientes idosos, em que os critérios para indicação de uma osteotomia ou prótese unicompartimental não se encaixam.

artrose6 Figura da direita: implantes de prótese total de joelho.

 

Grande abraço á todos e até a próxima.