Motivação > Saúde Mental

Como vencer o medo de dirigir

Por Redação Doutíssima 17/02/2014

medo de dirigirA fobia é o medo irracional e obsessivo de uma atividade, situação ou objeto. Ela é excessiva e irracional, pois vai muito além do perigo real do que é temido. O medo de dirigir tem até nome, se chama amaxofobia e pode ser muito debilitante, pois impede que a pessoa se mova ou faz com que ela dependa de terceiros em casos nos quais o carro é indispensável. O medo de dirigir pode também alterar a vida profissional de uma pessoa, pois muitos postos de trabalho envolvem fazer viagens de carro.

Se a sua ansiedade no volante domina você e impede de dirigir normalmente (ou simplesmente, impede completamente de dirigir) e você acredita que um carro facilitaria o seu cotidiano, você tem que enfrentar o seu medo de dirigir para voltar ao volante e retomar uma vida normal o mais rápido possível. Você encontrará neste artigo alguns conselhos que ajudarão você a superar o seu pânico de dirigir. Confira!

 

Entenda como pode surgir o medo de dirigir e as fobias

As fobias podem ser hereditárias, embora o medo de dirigir provavelmente não seja. Esteja ciente, porém, que se você sofre de medo de dirigir, é possível que você o transmita a seus filhos. As fobias podem também se desenvolver em pessoas que testemunharam ou sofreram algum trauma. O medo se amplifia gradativamente até que a pessoa não seja mais capaz de lidar com o objeto ou situação que ela teme.

 

Procure reconhecer os sintomas da sua fobia

Quando se sofre de uma fobia, você pode experimentar toda uma gama de emoções e reações físicas variadas, algumas das quais são eles e outras realmente paralisantes.

 

Procure conselhos e ajuda para vencer seu medo de dirigir

Pode ser muito difícil superar uma fobia, principalmente se você permitiu que ela aumente com o tempo. Os medos podem, contudo, ser tratados com bastante facilidade. Não procurar ajuda só irá prolongar seu sofrimento desnecessariamente. Consulte um médico e conte a ele como você se sente quanto ao seu medo de dirigir. Ele poderá então identificar o problema e recomendar o tratamento adequado.

 

medo de dirigirEvite ter pensamentos extremos ou absolutos

Não fique pensando que o simples fato de estar de carro vai fazer com que você sofra um acidente. Isto geralmente ocorre em pessoas que foram vítimas de acidentes de carro. O melhor a fazer é trabalhar este trauma vendo que, na realidade, dirigir só é perigoso se você dirigir de maneira irresponsável, por exemplo.

 

Aprenda a reduzir o seu estresse

Se você já dirige, mas fica nervoso quando está ao volante, o melhor a fazer é, por mais simples que pareça, tentar se acalmar. Quando você está tenso e nervoso, o cérebro não recebe e não processa mais as informações corretamente. Então faça exercícios de relaxamento antes de dirigir. Se você sentir que está começando a ficar nervoso, contraia e relaxe cada parte do seu corpo onde você se sente tenso e dê adeus ao medo de dirigir. Isto pode ajudar a melhorar os seus reflexos e a sua segurança no volante.

 

Saiba mais:

O sentimento de medo ajuda ou atrapalha?

Saiba como se livrar do medo de avião

Veja alguns sintomas de que você sofre de ansiedade

4 passos mágicos para dominar a ansiedade

Como treinar seus reflexos

Medo do novo: até onde ele pode ser saudável?

O que é a síndrome do Pânico