Nutrição

Por que é importante manter uma alimentação saudável

Por Redação Doutíssima 21/02/2014

Uma alimentação saudável não se trata de limitações rigorosas e privação de alimentos que você ama. Pelo contrário, é sobre se sentir bem, ter mais energia, melhorar sua saúde e estabilizar o seu humor. Por isso, vale a pena repensar suas refeições e criar alternativas que possam oferecer benefícios, mas sem dietas restritivas e difíceis de cumprir.

Por que ter uma alimentação saudável?

Se você se sente sobrecarregado com tantos conselhos conflitantes sobre alimentação, saiba que não está sozinho. Não faltam dietas da moda para dizer quais são os alimentos fitness da vez ou o que precisa ser excluído definitivamente.

Dominar conceitos básicos de nutrição se resume a compreender os papéis que nutrientes específicos em uma alimentação saudável. Quer ir além do básico? Fale com o seu médico ou um nutricionista para aconselhamento personalizado, que leve em conta seu estado de saúde, estilo de vida e gostos alimentares.

Comer bem é o melhor modo de oferecer ao seu corpo todos os nutrientes que ele precisa para manter o seu funcionamento em dia. O importante é que a lista seja variada e equilibrada. Afinal, é preciso incluir gorduras, carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais.

Uma alimentação balanceada também pode ajudá-lo a manter um peso saudável, aumentar a sua saúde do coração, prevenir diabetes e melhorar sua função cerebral. E os motivos não param por aí.

De acordo com a Harvard School of Public Health, comer uma dieta saudável, que é baixa em gorduras saturadas e inclui frutas, vegetais e uma quantidade moderada de gordura insaturada, é capaz de ajudar a manter um peso estável. Se você ficar doente, comer uma dieta saudável também pode auxiliá-lo a se recuperar mais rapidamente.

alimentação

Uma alimentação equilibrada ajuda o seu corpo a funcionar no ritmo certo. Foto: iStock, Getty Images

O que torna uma dieta saudável?

Como regra geral, vegetais, frutas e alimentos não processados devem compor a maior de suas refeições. O restante de sua dieta deve ser feita a partir de leite e comidas ricas em proteínas.

Você precisa limitar a quantidade de alimentos e bebidas que são ricos em gordura ou açúcar, a exemplo de refrigerantes ou pratos que são feitos a partir de fritura. Para completar, confira algumas dicas adicionais.

  • Prepare mais suas próprias refeições: cozinhar mais em casa pode ajudá-lo a assumir o controle do que você está comendo e ajudar a monitorar o que vai para a sua comida
  • Faça as mudanças certas: ao cortar alimentos não saudáveis em sua dieta, é importante substituí-los por alternativas ricas em nutrientes. Substituir gorduras trans por gorduras saudáveis fará uma diferença positiva para a sua saúde, por exemplo
  • Simplifique: não fique excessivamente preocupado com a contagem de calorias e pense em sua dieta em termos de cor, variedade e frescor. Concentre-se em evitar alimentos processados e embalados e opte por mais ingredientes frescos
  • Leia os rótulos: é importante estar ciente do que está em seu alimento, pois os fabricantes muitas vezes escondem grandes quantidades de gorduras e açúcares insalubres em alimentos embalados, até mesmo em lanches que afirmam ser saudáveis
  • Beba muita água: a água ajuda a limpar resíduos e toxinas. Ficar bem hidratado também irá ajudá-lo a fazer escolhas alimentares mais saudáveis, já que é comum confundir sede com fome.

E aí, anotou todas as dicas para ter uma alimentação mais saudável? Deixe a sua opinião sobre o assunto nos comentários.