Zen

Saiba mais sobre a haloterapia

Por Redação Doutíssima 27/02/2014

haloterapiaA haloterapia surgiu em 1843, quando um médico polonês percebeu que a permanência em cavernas de sal melhorava a saúde respiratória. Ele criou o primeiro spa em uma caverna desse tipo na Polônia. Mais tarde, as clínicas se espalharam pelo mundo. Durante uma sessão, partículas se depositam sobre a pele e dava até para sentir um gostinho salgado em sua boca.

Hoje em dia, a haloterapia é predominantemente no leste da Europa, as pessoas têm vindo a utilizar a inalação de sal como um caminho natural para reduzir os sintomas de doenças respiratórias e doenças de pele. É muito natural para quem sofre destas doenças visitar cavernas de sal para extrair os benefícios de um ambiente com propriedades anti-bacterianas, anti-inflamatórios e de modulação do sistema imune.

O sal funciona tanto como uma fonte de nutrientes como também um filtro natural do ar. Assim, este ambiente se torna ideal para tratar problemas respiratórios e dermatológicos como asma, e bronquite, eczema e dermatite. É capaz também de tratar dores físicas como a artrite e a tendinite.

As sessões terapêuticas realizaram-se dentro da câmara de sal. A sala de sal é uma reprodução das grutas de sal subterrâneas que são usados para fins terapêuticos há muitos séculos. E as mais recentes inovações que podemos introduzir aumentam a eficácia das mesmas, em vários níveis à escolha.

haloterapia

Basicamente, haloterapia é a inalação de partículas de sal muito finas. Na moderna, as sessões terapêuticas são realizadas dentro de uma câmara de sal. Essa câmara ou sala de sal é uma reprodução das grutas de sal subterrâneas e as mais recentes inovações tecnológicas aumentam a eficácia das mesmas.

Que doenças pode a Haloterapia ajudar?

haloterapia
Existem três grandes áreas médicas a ter em consideração:

  1. Do pulmão e doenças respiratórias: asma brônquica, asma, fibrose cística, bronquite crónica, enfisema, otite, tosse, doença pulmonar obstrutiva crónica, rinite, sinusite e tosse de fumadores.
  2. Doenças de pele e queixas dermatológicas: eczema, psoríase, dermatite.
  3. Questões de saúde mental: fadiga, stress e depressão.

Como pode a Haloterapia ajudar?

como funciona a haloterapia
A terapia de sal é recomendada para pacientes jovens e idosos e toda a família pode utilizar, apreciar e beneficiar em conjunto. Devido ao ambiente calmo e pacífico da câmara de sal, pode ser um lugar para adultos relaxarem e meditarem numa experiência única e edificante. As crianças podem encontrar um ambiente de aventura e podem brincar ao mesmo tempo enquanto recebem alívio para a sua doença.

Estudos clínicos demonstraram que as partículas de sal podem ajudar a tratar e reduzir a inflamação respiratória; absorção de edema (inchaço) causado pelo fluido nos tecidos e podem ajudar os bloqueios na área dos brônquios.

Saiba mais

Quais os medicamentos devemos ter em casa

Saiba mais sobre a hemoterapia

Use a aromaterapia para diminuir o estresse

O que é terapia sexual? Saiba agora!

Como a fisioterapia pode ajudar na lombalgia gestacional

Quais são os efeitos colaterais da quimioterapia?

Enxaqueca? A fisioterapia pode aliviar a sua dor