Especialidades

É possível! Conheça 5 atividades para se exercitar sem suor

Por Mayara Pinheiro 03/03/2014

Essa é para quem sempre sonhou em manter o corpo em forma se exercitando, mas sem grandes esforços. Saiba o que fazer para malhar sem suar

 

sem suor

 

Todos sabem o quanto a prática de atividades físicas é importante para nossa saúde, porém muitos detestam fazer estas atividades físicas por não gostar de ficar todo suado, especialmente no verão com temperaturas altíssimas. Mas saiba que é possível realizarmos exercícios físicos sem suor! Está duvidando? Então confira aqui como fazer!

 

Como fazer exercícios sem suor

 

Pilates – É uma maneira fantástica para criar músculos tensos e fortes. A intensidade da aula de pilates é definida individualmente. Quando feito para definição dos músculos, na flexibilidade e no alinhamento do corpo, a prática do pilates não produz suor algum, pois os batimentos cardíacos tendem a se manter entre 80 e 100 por minuto, o que evita o aumento da temperatura do corpo.

Yoga – Hoje em dia existem vários tipos de modalidades de Yoga, até mesmo o hot yoga. Mas, então se você quer fazer exercícios sem suor, é melhor optar pelo yoga tradicional, que trabalha o fortalecimento e a flexibilidade muscular de uma forma muito mais lenta e suave.

 

sem suor

 

Caminhadas – Um ótimo exercício, e se o foco é não suar, deverá ser realizar em horários que a temperatura esteja mais amena, como ao amanhecer ou ao entardecer. Neste caso o nosso batimento cardíaco não deverá passar dos 100 por segundo.

Alongamentos – Dias sem suor são uma ótima oportunidade para se concentrar na flexibilidade. Com a resistência do alongamento você pode aumentar a força ao mesmo tempo em que melhora a amplitude dos movimentos, reduz os riscos de lesão. Ainda, ajuda a evitar o excesso de ganho de massa muscular, auxiliam na capacidade respiratória e também corrigem nossa postura.

Musculação – Sim, você não leu errado: é possível realizarmos um treino de musculação na academia sem suor. O segredo é treinar com cargas mais baixas e velocidade moderada. Com isso você trabalha a tonificação e o fortalecimento dos músculos sem gerar muito esforço. Neste ritmo os resultados são percebidos mais lentamente, mas dá para passar por todas as séries com a necessidade de apenas secar o rosto algumas vezes.

Outro meio de malhar sem suor é dividir o treino. Pesquisadores da Universidade do Arizona descobriram que dividir os 30 minutos de exercício físico diário, recomendados pelos médicos, em três sessões de dez minutos traz tantos benefícios ao corpo quanto malhar continuamente, em apenas um período.

Mas segundo os especialistas “é importante treinar com pelo menos um pouco de intensidade, para que o corpo sinta os benefícios”, afirma Denise Folha. Assim, suar será inevitável, mas será por apenas dez minutos, o que é muito melhor que passar uma hora e meia correndo na esteira. Agora você terá menos desculpas para não realizar atividades físicas!

 

Veja um vídeo de como são feitos alguns exercícios de Pilates!

 

Saiba mais:

6 exercícios infalíveis para queimar gordura

Tonificar o corpo em casa

Como evitar náuseas durante exercícios físicos

Exercícios para enrijecer a pele dos braços

Cuidados para evitar a dor nos joelhos após exercícios físicos

4 exercícios para engrossar pernas e coxas

6 exercícios que levantam os seios