Especialidades

Conheça os tipos de AVC e saiba como evitar

Por Redação Doutíssima 05/03/2014

O AVC ( Acidente Vascular Cerebral) é uma das principais causas de morte no Brasil, a doença é responsável por 100 mil óbitos registrados no país, e permanece desconhecida por muitos cidadãos. Cerca de 20% das pessoas têm noção de seus sintomas. Outra coisa que as pessoas não sabem é que existem dois tipos de AVC e que necessitam de tratamentos diferenciados.

tipos de avc

Nos dois tipos de AVC, os sintomas são semelhantes e podem aparecer de repente. Entre os sintomas mais comuns estão: fraqueza em somente um lado do corpo, perda de força da musculatura do rosto, dificuldade em processar palavras, dificuldades no equilíbrio e ao andar, alterações na visão, crises de dor de cabeça súbitas e intensas e perda da coordenação motora. Se houver qualquer uma dessas manifestações, o melhor é correr para o hospital ver um médico. O tempo age como um fator decisivo para salvar a vida da pessoa e evitar sequelas graves.

É através de exames de imagem como a tomografia computadorizada e ressonância magnética, que permitem o médico identificar a região do cérebro que foi afetada e quais dos tipos de AVC ocorreu, o AVC isquêmico ou o AVC hemorrágico.

Tipos de AVC

AVC hemorrágico

O AVC hemorrágico se caracteriza pela ruptura de um vaso sanguíneo, que causa um derrame de sangue no cérebro ou à sua volta. Ele pode ser dividido e outros dois tipos de AVC que são:

O AVC hemorrágico cerebral acontece quando o derrame de sangue acontece dentro do cérebro, caso considerado mais grave. Enquanto o AVC hemorrágico meníngeo acontece quando o derrame de sangue ocorre à volta do cérebro, caso menos grave.

tipos de avc

AVC isquêmico

O AVC isquêmico ocorre devido a falta de sangue numa determinada região do cérebro. Ele pode ser dividido em dois tipos de AVC.

O AVC isquêmico trombótico acontece quando a falta de sangue no cérebro é causada por um coágulo sanguíneo e o AVC isquêmico embólico ocorre quando a falta de sangue no cérebro é causada por alguma partícula que impede a passagem de sangue no cérebro.

Como prevenir um AVC

A melhor forma de prevenir um AVC é manter uma rotina saudável de vida, praticar exercícios regularmente, manter uma dieta balanceada com refeições de baixo índice de colesterol,eliminar o hábito do cigarro, pouco sal nas refeições e não se estressar, levar uma vida tranquila, não deixando de lado momentos importantes para você, como os momentos de lazer e tranquilidade.

 

 

Saiba mais:

Conheça as principais sequelas do AVC

Como agir em caso de derrame

O que é o derrame

Vitamina C está relacionada à redução do risco de derrame

Saiba os benefícios da vitamina C contra riscos cardiovasculares

Os melhores alimentos para o cérebro

Função do cérebro pode diminuir com doenças cardíacas