Dica do Dermatologista > Pele

7 Erros de beleza que acabam com sua pele no verão

Por Redação Doutíssima 06/03/2014

pele no verão

Erros que prejudicam sua pele no verão:

É claro que, durante o verão, com as altas temperaturas e todo o clima de liberdade para corpo e mente, o que mais queremos é nos sentir à vontade e usar roupas leves e um pouco mais curtas. Mas isso implica cuidados: será a pele a principal afetada (ou não) por esses novos hábitos, uma vez que ela será exposta às tais altas temperaturas e, é claro, ao sol escaldante. Por isso, saiba logo abaixo 7 erros de beleza que podem prejudicar sua pele no verão e fuja de todos eles!

1. O ressecamento

Pele e cabelos são os mais afetados nessa época do ano, principalmente se você estiver em área praiana, com o advento agravante da água do mar. Portanto, a dica é simples: loções hidratantes para os cabelos e para a pele são essenciais. Abuse das loções pós banho e não tenha medo de utilizar cremes sem enxágue para as madeixas. Mas lembre-se: a limpeza diária da pele do rosto é ideal para evitar o aparecimento de espinhas provenientes do uso de produtos como protetor solar e hidratantes.

2. Tratamento proibido

Evite se envolver com qualquer tipo de tratamento que altere de alguma forma a superfície da sua pele, como jatos de laser e peelings químicos. Por que? Pois o contato do sol com a pele poderá promover manchas como um sinal negativo ao tratamento.

pele no verão

3. Não passar protetor solar

Não se engane: mesmo em dias nublados ou chuvosos nossa pele pode sim ser vítima da radiação UVA vinda do sol. Portanto faça do ato de passar o protetor um hábito. E caso esquecê-lo em casa seja um costume, que tal dividir em pequenos recipientes de bolso de modo a deixar um pouco de protetor em cada bolsa ou sacola de praia?

pele no verão

4. E se passar, use a loção específica para o rosto

Pois é, um dos erros mais comuns é passar protetor solar corporal… No rosto. Não faça isso, pois espinhas e cravos podem surgir devido à alta taxa de óleos contida nesse tipo de protetor. Por isso, prefira loções oil free e, é claro, àquelas específicas para a área do rosto.

5. E não esqueça de passar no buço!

Esta é uma área mais sensível e susceptível a manchas, além de produzir mais suor, portanto lembre-se sempre de prestigiar esta parte na hora de passar o protetor.

6. Não lave o rosto várias vezes ao dia

Pode parecer estranho mas é o que dizem os dermatologistas, e a explicação é simples: jogar água no rosto várias vezes ao dia prejudica a formação de uma camada de proteção natural da pele. Prefira higienizá-la uma vez ao dia com loções de limpeza leve.

pele no verão

7. Depile com antecedência

Passar a lâmina ou cera pouco tempo antes de expor a pele ao sol ou à água do mar e piscina é um erro grave. Por que? Pois ao fazê-lo a pele estará extremamente sensível e até mesmo com micro ferimentos que podem inflamar através do contato com a água clorificada ou salina.

pele no verão

Saiba mais:

12 Dicas para manter a pele hidratada no verão
Como tomar sol no verão sem estragar a pele
Como fazer uma limpeza de pele bem fácil
Kit Folia: curta muito sem se descuidar da pele no carnaval!
Tratamento: como remover manchas da pele
Alergia na pele: sintomas, causas e tratamento
Você arrasando no verão: 7 lindos penteados para praia