Especialidades

Diabetes tipo 2 pode ser revertida com tratamento na fase pré-clínica

Por Renata Rodrigues de Oliveira 07/03/2014

Doença que se desenvolve de maneira silenciosa, o Diabetes pode ser evitado por meio de diagnóstico na fase inicial e início rápido de tratamento. Saiba mais sobre a fase pré-clínica do Diabetes!

diabetes tipo 2

 

Muitas pessoas possuem alterações na glicemia de jejum e sequer sabem disso ou até mesmo acham que não é importante. Aquela famosa frase: “ah, depois eu vejo isso direito, não estou sentindo nada mesmo…”. Saiba que você pode estar desenvolvendo o diabetes e que quanto antes for feito o diagnóstico maior é a chance de reverter a situação.

Diabetes tipo 2

 

Sabemos hoje que o diabetes tipo 2 é uma doença silenciosa, mas que pode ser detectada a tempo de impedir sua progressão. Na fase pré-clínica da doença já é possível detectar mudanças na homeostase glicêmica através de exames ou testes específicos (medida da glicose em jejum, teste de tolerância à glicose oral, medida da taxa de hemoglobina glicada, entre outros). Estes testes ganham importância pela possibilidade do diagnóstico precoce das alterações, que sem controle, podem resultar no diabetes.

De acordo com o aspecto progressivo da doença, em 5 anos pré-diabéticos não tratados avançam para o estágio em que recebem o diagnóstico do definitivo. No entanto, como apresentado no estudo de Knowler e colaboradores em 2002, o uso de metformina ou mudanças no estilo de vida (mudanças nos hábitos alimentares e realização de pelo menos 150 minutos  de atividade física por semana) pode reduzir a incidência de diabetes na ordem de 31% e 58%, respectivamente.

diabetes tipo 2

Embora essa fase pré-clínica se caracterize por ser reconhecidamente detectável, muitas pessoas não tomam conhecimento de sua existência e, por isso, não recebem as orientações para prevenir ou retardar a progressão da doença.

E você? Já fez o seu check-up com seu médico e nutricionista?

 

 

 

Saiba mais:

Café reduz o risco de diabetes tipo 2

Diabetes: conheça os tipos de insulina para baixar a glicose

Encontrado em latino-americanos gene que predispõe ao diabetes tipo 2

Games ‘ativos’ ajudam a controlar diabetes, diz estudo

Ganho de gordura abdominal pode aumentar o risco de diabetes

Diabetes registra progressão alarmante no mundo, alerta órgão

Diabetes afeta 382 milhões de pessoas em todo o mundo