Nutrição

Alimentação saudável: saiba quais são as gorduras do bem e onde encontrá-las

Por Redação Doutíssima 11/03/2014

Com tantos produtos disponíveis no mercado com promessas de que ajudam a manter uma boa saúde fica difícil saber ao certo o que comer. Descubra quais são as chamadas gorduras do bem!

 

gorduras do bem

Atualmente, todo  mundo sabe que devemos diminuir o consumo de gorduras saturadas, aquelas que contribuem, quando em excesso, para o aparecimento de doenças cardiovasculares. Mas o que pouca gente sabe é que devemos aumentar o consumo das gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas, as gorduras do bem, que ajudam a proteger o coração.

Conheça então as principais fontes de gorduras saturadas e de gorduras do bem:

Óleo de coco contém 86,5% de ácidos graxos saturados. Hoje é moda usá-lo para fazer tudo quanto é coisa, mas se você analisar a fundo existem outras opções muito melhores, mais benéficas e mais baratas no mercado. Para saber mais sobre o óleo de coco, clique aqui.

gorduras do bemOutros alimentos ricos em gordura saturada são o óleo de palma (80%), chocolate amargo (75%), manteiga (65%) e carne bovina (45%). Outras fontes comuns são salgadinhos e doces a base de óleo de coco ou palma, leite integral e derivados, como, por exemplo, queijos amarelos.

Por outro lado, alimentos que contém principalmente ácidos graxos monoinsaturados devem ter seu consumo aumentado, são eles: abacate (82%), azeite (75%), óleo de canola (60%), amêndoas, nozes, castanhas, linhaça e chia (média de 65%) e o óleo de amendoim (50%).

Saiba mais:

Gorduras que fazer mal

Chá de hibisco: adeus às gorduras da barriga e quadris

EUA podem banir gorduras trans por riscos à saúde

Queimadores de gorduras prometem milagres, mas são perigosos. Entenda

Saiba quantos minutos de caminhada rápida são necessários queimar as gorduras de um cheeseburger

Coma melhor e fique bem com o espelho! Dicas de alimentação para evitar a celulite

Óleo pode ter gorduras boas para o corpo, mas excesso faz mal à saúde