Dieta

Dieta do leite: saiba como perder peso rapidamente

Por Redação Doutíssima 17/03/2014

dieta do leitePerder peso bebendo leite é possível! Você já tentou todos as dietas possíveis, à base de todos os produtos possíveis e imagináveis… Mas você já tinha pensado no leite como opção? Segundo alguns pesquisadores estadunidenses, o cálcio permite, não apenas de não ganhar peso, mas sobretudo, de favorizar a perda de massa de gordura estocada no organismo. Mas será que a dieta milagrosa que faz emagrecer e que cuida dos ossos existe mesmo? Ou melhor, será que ela funciona? Saiba mais sobre a dieta do leite!

 

Dieta do leite: o que dizem os pesquisadores

Para perder peso, muita gente exclui da dieta os iogurtes e queijos. Grande engano! Não apenas você deveria não negligenciar os laticínios, mas também você deveria, pelo contrário, dar um espaço importante a eles na sua dieta.

Na verdade, o cálcio teria efeitos benéficos sobre os problemas de sobrepeso. Pelo menos, foi o que concluiu uma pesquisa feita nos Estados Unidos com 54 mulheres de 18 a 31 anos durante dois anos. A pesquisa observou os efeitos do cálcio em mulheres que possuem um consumo energético de cerca de 1900 Kcal por dia. Nas mulheres que consumiam menos de 780 miligramas de cálcio, os pesquisadores constataram um aumento da massa de gordura no organismo. Já as mulheres que consumiam 780 miligramas de cálcio tinham um peso estável. O mais interessante é que mulheres cujo consumo era em média de 1 grama por dia perdiam peso! O efeito era ainda mais evidente quando a fonte de cálcio eram os laticínios, mais do que os vegetais ou os suplementos nutricionais.

 

Perdas limitadas

Sem dúvida, os resultados da dieta do leite devem ser relativizados. De um lado, os resultados parecem funcionar unicamente para um consumo energético diário de cerca de 1900 Kcal. Mais do que isso, o consumo de cálcio não teria nenhum efeito sobre a perda de peso. Além disso, as mulheres que emagreceram graças ao cálcio, perderam no máximo 3kg durante o estudo, ou seja, em dois anos.

Os cientistas ignoram ainda qual é o mecanismo de ação do cálcio sobre o peso para entender a efetividade da dieta do leite. No entanto, se o papel deste mineral sobre o corpo for confirmado, novamente os iogurtes e queijos voltarão a fazer sucesso entre as dietas. Não contentes em ser 0% de gordura, eles poderão garantir uma perda de peso graças ao teor elevado de cálcio.

dieta do leite

Como funciona a dieta do leite?

A ideia da dieta do leite é substituir as refeições principais por copos de leite. Não importa se é leite desnatado, integral, de soja, ou qualquer outro cuja porção de 200 ml não ultrapasse a marca das 100 calorias. O resultado é evidente: aumentam os níveis de lactose e cálcio no sangue. Este simples fato vai fazer, como afirmam certos estudos clínicos, com que as células do organismo trabalhem melhor e armazenem menos gordura. Além disso, esta dieta acaba eventualmente por reduzir a ingestão de hidratos de carbono da alimentação, causando ao organismo a necessidade de obter a energia para as suas atividades nas proteínas e nas gorduras do seu corpo.

O vídeo abaixo explica detalhadamente fazer a dieta do leite. Confira!

Mas atenção! Antes de começar qualquer dieta, consulte o seu médico!
 
 

 

Saiba mais:

Leite: descubra por que ele é a melhor fonte de cálcio

6 Verdades e mentiras sobre o leite

Qual dieta para perda de peso é a melhor: pobre em gorduras ou em carboidratos?

Happy hour no barzinho: o que comer para não atrapalhar a dieta?

Cortar os carboidratos da dieta ajuda a perder peso mais rapidamente?

Conheça as melhores dietas para 2014

Entenda melhor os motivos pelos quais uma dieta de fome torna as coisas piores

Como eliminar maus hábitos alimentares