Especialidades > Medicamentos

Não consegue dormir? Saiba como a melatonina pode ajudar no tratamento da insônia

Por Redação Doutíssima 21/03/2014

melatonina

Embora tenha a fama de ser uma fórmula mágica, a melatonina é um hormônio produzido naturalmente no corpo de todos os seres humanos e animais. Pesquisas comprovam que ele é herdado de mãe para filho através do leite materno. Esta substância é produzida, inclusive, quando estamos expostos a baixa quantidade de luz. É por isso que ela é usualmente utilizada para dissolver alguns distúrbios de sono.

melatonina

No entanto, ela serve para todos? Quando pode ser indicada? O ideal é que ela seja reposta apenas em casos graves envolvendo dificuldades para dormir, justamente por já ser um elemento produzido naturalmente pelo corpo. E a queda da produção desse hormônio só é comum na terceira idade. O uso sem prescrição não é recomendável devido a possíveis efeitos colaterais desagradáveis.

Como sonífero, a melatonina funciona muito melhor do que certos medicamentos sintéticos, até porque ela é mais considerada como um suplemento alimentar do que como um remédio. No entanto, seu uso deve ser regulado levando em conta cada caso de insônia. Utilizá-la em crianças e adolescentes não é recomendável devido à falta de estudos sobre os possíveis efeitos colaterais e, principalmente, porque este elemento é largamente produzido no organismo das pessoas em idade de crescimento.

melatonina

Outros benefícios promovidos pela melatonina estão sendo descobertos pela ciência, como o auxílio no emagrecimento, no combate à diabetes, no controle da enxaqueca e até protegendo contra os danos do mal de Alzheimer. Sobretudo, cada caso é um caso e ele deve ser estudado por um profissional especializado.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

Saiba mais:

Não consegue dormir à noite? Saiba mais sobre a melatonina no tratamento da insônia
Saiba o que é melatonina e para quê ela serve
Conheça alguns remédios naturais para insônia
Como vencer a insônia
Como acabar com a insônia sem precisar contar carneirinhos
Problemas para dormir? Saiba mais sobre o Modafinil (Provigil): o viagra do sono
É sério! Entenda porque a apneia do sono pode trazer problemas à sua saúde