Vitaminas

Você sabe qual a importância da proteína para seu corpo? Entenda e consuma na quantidade certa

Por Rafael Gonçalves 28/03/2014

Quem treina com frequência deve estar sempre atento aos fatores que podem facilitar ou dificultar a realização dos obetivos. Saiba maissobre a importância da proteína para seu corpo

 

importância da proteína

 

As proteínas têm um papel fundamental no organismo, pelo fato de que fazem parte da estrutura básica dos tecidos (músculos, tendões, pele, unhas, etc.). Além disso, desempenham importantes funções metabólicas e reguladoras (assimilação de nutrientes, transporte de oxigênio e de gorduras no sangue, desativação de materiais tóxicos ou perigosos, etc.).

 

A molécula de proteína é construída a partir dos aminoácidos, sendo uma parte deles produzidos pelo próprio organismo e outra parte são provenientes de sua dieta. Daí a importância da proteína a ser ingerida para nosso corpo, principalmente se praticamos atividades físicas regulares. Os aminoácidos se combinam com vitaminas e minerais e servem como matéria prima para que o corpo fabrique enzimas, hormônios e outros agentes metabólicos.

 

Ao contrário das proteínas alimentares, os aminoácidos não requerem digestão e são diretamente absorvidos, além de não sobrecarregarem o estômago e os intestinos. Entre estes, há oito que são chamados essencias, isto é, não sendo sintetizados pelo nosso organismo, devem ser fornecidos pelos alimentos. Os outros 13 produzidos no organismo são chamados de não-essenciais.

 

Aminoácidos essenciais: Leucina, isoleucina, valina, triptofano, metionina, fenilalanina, treonina e lisina (a histidina é um aminoácido essencial na infância).

 

Aminoácidos não-essenciais: Alanina, arginina, ácido aspártico, aspargina, ácido glutâmico, cistina, cisteína, glicina, glutamina, hidroxiprolina, prolina, serina e tirosina.

 

A importância da proteína para a atividade física

 

importância da proteína

 

Os aminoácidos essenciais contribuem consideravelmente para o aumento da resistência física, pois durante as atividades de longa duração são utilizados pelos músculos para fornecimento de energia. As proteínas podem ser de origem animal (os ovos, o leite, a carne, o peixe e as aves) ,ou vegetal (lentilhas, feijões, ervilhas, soja, etc).

 

Fique atento, porque a idéia de que a importância da proteína – e sua quantidade – é diferente para cada tipo de treino (resistência, força, hipertrofia, definição muscular), intensidade e freqüência, é muito bem aceita e deve ser empregada. A prática de atividade física regular acarreta em uma necessidade protéica maior e bem direcionada.

 

Se o seu consumo estiver deficitário é possível que sua recuperação de treino ou seu ganho e manutenção de massa muscular, por exemplo, sejam afetados. Os músculos são constituídos basicamente de proteínas e seu envolvimento é fundamental para o desempenho físico e para os resultados que está buscando. Veja abaixo algumas fontes de proteína:

 

importância da proteína

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!