Nutrição

COMER MENOS : 12 Dicas para comer menos e finalmente ganhar aquele corpão tão sonhado

Por Redação Doutíssima 29/03/2014

Não são apenas os exercícios que nos fazem definir o corpo, uma dieta correta é fundamental na perda de peso e para auxiliar o corpo no ganho de massa muscular. Confira nossas 12 dicas para comer menos e melhor!

dicas para comer menos

 

 

12 dicas para comer menos

 

1. Quando comer, não vá se livrando do lixo pouco a pouco. Explicamos: Um estudo comprovou que voluntários comiam 30% mais asas de frango quando os ossos eram constantemente retirados da mesa. É importante ver o que você já comeu para comer menos. Deixe a vista os “lixos” do que você estiver comendo.

2. Use pratos menores e copos altos e finos. Esse é uma das melhores dicas para comer menos. Você ganha a impressão de estar com o prato cheio mesmo que saiba que ele é menor. Estudos comprovam que desde criança essa estratégia nos faz comer menos e ficar mesmo assim satisfeitos.

dicas para comer menos

3. Deixe o vinho para a sobremesa. Muitas vezes, o álcool faz para comer mais. Se você gosta de tomar uma taça de vinho ou cerveja com a sua refeição, deixe-o para o final. Pense também em compensar essas calorias comendo frutas como sobremesa.

4. Pare, olhe e escute enquanto você come. Não fale com a boca cheia. Faça pausas entre as garfadas para falar. Elas te ajudam na digestão, comendo mais divagar. Isso também te fará sentir saciado mais rápido. Cultive a arte de conversar ao longo da refeição e desligue a tv!

5. Masque chiclete quando cozinhe. Sempre que você faz uma massa de bolo ou cozinha algo especial você fica tentado a provar e beliscar todo o tempo. Pois então a dica é deixar a boca cheia. Isso te fará lembrar que você não deve se atrever. Escolha uma goma sem açúcar, é claro.

6. Tenha sempre cenouras por perto. A frase parece estranha, mas uma boa distração para a vontade de comer fora de hora é recorrer à cenoura. Você pode comprar um pacote de cenouras baby ou cortar as cenouras normais em tirinhas largas. A crocância da cenoura crua ocupará sua boca e será um prazer de baixas calorias!

7. Não pule refeições. Isso faz com que você tenha mais fome durante a noite, quando a sua resistência é menor porque você está cansado. Se você tem dificuldades de tempo para o café da manhã, procure ao menos levar uma fruta ou um sanduíche na bolsa.

8. Cuide de si mesmo. Em vez de abusar no chocolate quando você está agitado, acalme o corpo e a mente com uma rotina curta de yoga ou com alguns minutos de relaxamento ou alongamento. Vinte minutos de relaxamento pode diminuir os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, o que pode provocar desejos pela comida.

9. Acesso proibido à cozinha 2h antes de dormir. Se você tiver portas na cozinha que possam ser trancadas, faça-o. Você acabará se acostumando. Essa não é apenas mais uma das nossas dicas para comer menos, é uma certeza!

10. Mantenha os lanchinhos fora de vista. Biscoitos, balas, chocolate…coloque-los em lugares de difícil acesso e que fiquem fora de vista. Um famoso estudo comprovou que trabalhadores de um escritório comeram 23% menos doce que estavam em um recipiente coberto do que de um recipiente transparente.

11. Escovar os dentes após comer é uma das melhores dicas para comer menos. Isso pode enviar uma poderosa mensagem “fim da hora de comer” que seu cérebro obedece automaticamente.

12. Faça da tv uma atividade livre de alimentos. A maioria dos programas de tv são cercados por comerciais de comida, é um tipo de “pornografia de alimentos”. E ver comida faz querer comida. Entre as dicas para comer menos, além de ver menos tv é ter uma regra proibindo a comida na frente da tv. Isso te limitará e não te evitará maus hábitos.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

É possível comer fast-food ou participar de algum evento fazendo dieta?

Reeducação alimentar: tudo o que você precisa saber antes de começar uma dieta

Qual dieta para perda de peso é a melhor: pobre em gorduras ou em carboidratos?

10 Alimentos ricos em ferro para você incluir na sua dieta

Macarrão light: receita para comer de tudo sem sair da dieta

Está abaixo do peso? Aprenda a fazer uma dieta para engordar de maneira saudável

9 Sinais de que sua dieta não serve para você