Clínica Geral > Saúde

Descubra quando o corrimento vaginal indica problema de saúde

Por Redação Doutíssima 31/03/2014

É normal e saudável produzir um corrimento vaginal claro ou branco. Porém, há determinados tipos que podem indicar uma infecção, principalmente se forem acompanhados de odor estranho.

Mulher em consulta para saber mais sobre o corrimento vaginal.

Corrimento anormal geralmente é causado por fungos ou ação bacteriana. Foto: iStock, Getty Images

Esse corrimento anormal geralmente é causado por fungos ou ação bacteriana. Caso além do mau cheiro você observar uma mancha incomum, é importante consultar um médico para diagnóstico e tratamento.

Como identificar um corrimento vaginal anormal

Todas as mulheres têm algum corrimento vaginal. Ele pode ser claro, branco e ficar amarelado quando seca na roupa. Muitas vezes também contém manchas brancas e apresenta-se fino e fibroso. Essas alterações são capazes de ocorrer por vários motivos, como ciclo menstrual, estresse emocional, estado nutricional, gravidez, uso de medicamentos e excitação sexual.

O ciclo menstrual muitas vezes afeta o ambiente vaginal. É possível observar um aumento de umidade e corrimento claro em meados do seu ciclo. Além disso, o equilíbrio de pH da vagina oscila bastante: torna-se menos ácido nos dias anteriores e durante a menstruação, sendo que esse é o momento mais propício para eventuais infecções.

É importante observar alterações em cor ou quantidade do corrimento. É que ele pode ser um sinal de infecção vaginal – bastante comum para a maioria das mulheres. De acordo com um estudo conduzido pela Saint Louis University, três em cada quatro mulheres a apresentam em determinado momento de suas vidas.

Se além dessas alterações você sinta coceira, prurido, dor, aumento da secreção persistente, queimação na pele durante a micção ou então corrimento branco mais pastoso ou de cor cinza esverdeada com odor fétido, consulte um médico de confiança. Esses finais podem estar indicando que algo está errado.

Em casos mais raros, um corrimento marrom ou com sangue é capaz de ser um sintoma de câncer de colo do útero avançado. É por isso que os exames pélvicos anuais e o Papanicolau são tão importantes, já que através deles o ginecologista pode verificar se há anomalias cervicais e detectar precocemente qualquer problema mais grave.

Causas e tratamentos

Primeiro de tudo é importante entender que o corrimento normal é uma função corporal saudável porque se trata da forma do corpo limpar e proteger a vagina. Há problemas apenas quando a secreção é anormal, casos em que geralmente indica uma infecção.

A vaginose bacteriana é uma das infecções em áreas íntimas mais comuns. Ela provoca aumento da intensidade do corrimento e um forte odor de peixe – embora em certos casos não produza quaisquer sintomas.

A tricomoníase é outro tipo de infecção recorrente. Geralmente é transmitida por contato sexual, mas também pode ser contraída em razão do compartilhamento de toalhas, por exemplo. Além do corrimento, seus sinais mais comuns incluem dor, inflamação e coceira – mas da mesma forma como a vaginose bacteriana, em alguns casos é assintomática.

Há ainda outras condições capazes de produzir fluido anormal – às vezes amarelo ou esverdeado. São elas as infecções por fungos, a gonorreia e a clamídia.

Em todos os casos, é muito importante consultar um médico quando começar a apresentar qualquer sintoma. Isso é especialmente relevante para mulheres que tiveram relações sexuais recentes – sobretudo para quem não usou preservativo, já que muitas doenças sexualmente transmissíveis causam alterações na secreção vaginal.

O médico possui diversos recursos para um diagnóstico exato e que permitem um tratamento adequado. Por exemplo, é possível examinar a secreção em microscópio para identificar corretamente o agente infeccioso.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!