Qualidade de vida

Animais de estimação: veja como manter o convívio saudável

Por Carolinne Torres 04/04/2014

Animais de estimação são, na maioria das vezes, verdadeiros companheiros. É com eles que podemos contar para proteção, atenção, carinho, afeto e diversão. Mas existem alguns limites e regras que tornam a convivência saudável para bichos e humanos.

Ao optar por um bichinho em casa muitas coisas devem ser levadas em conta e isso varia a cada animal. Todos precisam de atenção, carinho e alimentação, mas cães geralmente exigem mais companhia do dono do que gatos, por exemplo.

Assim como humanos, os animais de estimação precisam de alimentação adequada, atividades físicas, socialização com outras pessoas e animais, higiene, proteção do frio e calor e diversão. Uma rotina que não inclui um ou mais desses cuidados pode causar depressão, estresse e deixar o bichinho doente.

Animais de estimação em casa - doutissima - iStock getty images

Existem limites e regras que tornam a convivência saudável entre animais e humanos. Foto: iStock, Getty Images

Em alguns casos, o temperamento do animal pode prejudicar a convivência familiar. Alguns bichinhos demonstram ciúme, agressividade e desrespeito às regras impostas pelos donos. Nesses casos é ideal procurar o acompanhamento de um especialista e adestrador que vai ajudar a família a ensinar o comportamento esperado ao pet.

Animais de estimação precisam ser ensinados

Adotar um animal de estimação envolve muitas responsabilidades e uma delas é ensinar alguns truques básicos. O mais importante no início da relação é que o animal entenda que há um local para fazer as necessidades e uma lista enorme de lugares onde é proibido aliviar-se.

Filhotes são como crianças: precisam ser orientados sobre o que é aceitável como comportamento e o que não é. A diferença é que os pequenos humanos compreendem a fala, enquanto gatos e cães entendem apenas a linguagem corporal e estímulos.

Qualquer comportamento bom do seu animal de estimação deve ser recompensado com carinho, tom de voz amigável e petiscos. Quando ele passa dos limites, precisa de um estímulo negativo para compreender que aquela atitude não é ideal: tom de voz opressivo e linguagem corporal são ideais para esse efeito.

Usar a violência física para punir o bichinho está fora de questão e é crime.

Benefícios da convivência com animais

Estar em torno de bichos de estimação é tão benéfico que os animais são usados como terapia para pessoas doentes. Crianças com problemas de desenvolvimento e socialização podem evoluir muito quando em contato com esses seres, um exemplo é a equoterapia, que usa cavalos como estímulo.

Um estudo da Universidade da Finlândia Oriental ainda traz mais informações positivas sobre o convívio com animais. A pesquisa revelou que crianças que desde bebê têm contato com cães e gatos domésticos têm menos chances de contrair infecções respiratórias do que as que não tem contato com nenhum bicho.

O relacionamento saudável entre pessoas e animais é capaz de promover saúde e bem-estar a todos os envolvidos. Toda a dedicação por parte dos humanos é recompensada com carinho e afeto vindo dos animais, uma relação emocionalmente benéfica e gratificante.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar! 

 

É fã do Doutíssima? Acompanhe o nosso conteúdo pelo Instagram!