Clínica Geral

Fratura de clavícula: Saiba como lidar com uma fratura de clavícula e acelere ainda mais a sua recuperação

Por Redação Doutíssima 06/04/2014

A fratura de clavícula, infelizmente, é um mal familiar para muitos atletas. A clavícula, é um dos dois ossos longos e finos que ligam o esterno até as omoplatas. Você pode sentir ou mesmo ver suas clavículas. Na parte superior do seu peito, passando por baixo do topo de seus ombros.

fratura de clavículaSaiba como lidar com uma fratura de clavícula e acelere ainda mais a sua recuperação

Mas como é que as pessoas conseguem quebrar as clavículas? Geralmente, a fratura de clavícula acontece devido algum acidente. Seja algum atropelamento grave ou mesmo cair em cima dos ombros. Quedas em cima das mãos ou braço, também podem provocar a fratura, pois a força do impacto pode ser transferida até a clavícula. A fratura de clavícula é provocada frequentemente também, por quedas de bicicletas.

Para saber se você quebrou a clavícula é muito simples. Normalmente, você sente um estalo quando isso acontece. Depois do estalo, você provavelmente vai sentir: dor e inchaço, dificuldade para mover o braço e o ombro, dificuldade para levantar o braço, uma colisão em torno da região de ruptura.

Para diagnosticar uma fratura de clavícula, o seu médico vai exigir exames físico completo. Também serão pedidos raios-X para confirmar a fratura.

 

Tratamento para fratura de clavícula

 

Na maioria dos casos, uma clavícula fraturada vai levar seu tempo e curar sozinha. Você só precisa ser paciente. Mas existem algumas maneiras de acelerar a cura.

A utilização de uma tala ou uma cinta por alguns dias,  para sustentar seu braço impedindo que seu ombro desloque pode ajudar e muito o tratamento.

fratura de clavícula

Analgésicos anti-inflamatórios, como o ibuprofeno, naproxeno ou aspirina podem ajudar a aliviar a dor e o inchaço. No entanto, alguns remédios possuem efeitos colaterais, como um aumento de risco de sangramento e úlceras. Eles devem ser consumidos apenas ocasionalmente a menos que seu médico indique expressamente o contrário, pois eles podem retardar a cicatrizarão óssea.

Existem casos raros – especialmente quando os ligamentos estão danificados – você pode precisar de cirurgia para consertar uma fratura de clavícula.

O processo de cura de uma clavícula fraturada pode demorar de 6 a 12 semanas. Mas isso é apenas um tempo estimado. As pessoas se recuperam em velocidades diferentes.

Para saber se você já está apto a voltar à prática de atividade física, você deve checar se é possível movimentar o seu braço e ombro tranquilamente, sem nenhum sinal de dor, ou se o seu médico confirmou através de um exame de raio-X. O importante é não forçar as atividades físicas se você ainda não estiver completamente curado, pois o risco de quebrá-la novamente é alto.

Fraturas na clavícula são difíceis de prevenir, pois elas acontecem geralmente durante quedas acidentais. Até mesmo os atletas mais bem treinados podem, às vezes escorregar. Mas isso não quer dizer que você pode deixar de lado a segurança na atividade física.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

 

Saiba mais:

Tratamento com fisioterapia: saiba como se recuperar o mais rápido de uma fratura de clavícula

Saiba como tratar uma fratura na coluna causada pela osteoporose

Como lidar com fraturas, entorses e luxações

Entenda os riscos de uma fratura na coluna como no acidada de Ísis Valverde

Saiba mais sobre a cifoplastia: indicada para fraturas da osteoporose

Dúvida: o que pode causar a dor no ombro e braço esquerdo?

Entorse de tornozelo: atenção com sua corrida