Especialidades

Dúvida do leitor: O que é sexologia e quando eu sei que devo procurar um Terapeuta Sexual?

Por Adilson Costa 16/04/2014

o que é sexologia

O que é sexologia?

É a ciência que estuda o comportamento sexual humano em todas as fases da sua vida, assim como suas influências biológicas, psicológicas, culturais, religiosas, etc.
O sexólogo ou terapeuta sexual é um profissional que auxilia o indivíduo a vivenciar de forma saudável a sua sexualidade. A sexualidade, segundo a O.M.S. – Organização Mundial de Saúde – É “um aspecto central do ser humano ao longo da vida engloba o sexo, identidade de gênero e funções, orientação sexual, erotismo, prazer, intimidade e reprodução.” É
Não se trata somente do ato sexual em si, mas das expressões de pensamentos, desejos, fantasias, atitudes, valores, comportamentos, papeis sexuais e relacionamentos que se vivenciam do nascimento até a morte.

O que faz um Terapeuta Sexual?

O Terapeuta Sexual é o profissional que auxilia a entender a sua sexualidade, a trabalhar as dificuldades sexuais e desfazer-se de traumas, mitos e preconceitos que limitam a vida sexual, melhorando o prazer sexual e a saúde sexual, além de prevenir doenças sexualmente transmissíveis, bem como superar as disfunções sexuais que atrapalham o relacionamento amoroso e acontecem nas diversas fases da resposta sexual (falta de desejo, dispaurenia ou dor na relação sexual, anorgasmia, disfunção erétil, ejaculação precoce e retardada, desejo sexual hipoativo ou frigidez, vaginismo, compulsão sexual, etc.), e podem ocorrer por questões psicológicas, condições médicas, ingestão de substâncias.
A orientação sexual é oferecida a casais que passam por alguma dificuldade sexual, também a adultos, adolescentes e idosos, e com isso possam obter uma vida mais saudável e prazerosa.
Uma grande parte dos problemas sexuais enfrentados se deve a questões de crises nos relacionamentos, idealizações, e dificuldades na própria convivência, seja individual ou no casal.
O Terapeuta Sexual está preparado para auxiliar na solução das dificuldades, auxiliando a encontrar a origem das disfunções que desarmonizam a relação, ou mesmo as questões individuais que são egodistônicas.

Quando devo procurar ajuda?

Quando o problema enfrentado tornou disfuncional, quando há sofrimento acentuado e dificuldade interpessoal, comprometendo sua saúde sexual, sua vida pessoal ou da relação afetiva.
Por questões de pudor, educação rígida, vergonha, as pessoas deixam de obter ajuda e na maioria das vezes comprometem ainda mais sua relação e saúde sexual.
As terapias sexuais, principalmente quando realizadas com o casal são eficientes para a resolução das dificuldades, quando estas não dependem de condições orgânicas.
Converse com seu parceiro abertamente sobre a necessidade de procurar um especialista, a fim de resolver mais brevemente a situação, ou se as questões forem individuais, como por exemplo, relacionado à identidade sexual, reflita sobre os benefícios que terá vencer os bloqueios que impedem sua felicidade e nem estar.
Quando mais cedo você procurar um especialista, mais rapidamente entrará em harmonia.
Saiba que quase todos os problemas sexuais têm solução, e a maioria de forma bastante breve.

https://www.youtube.com/watch?v=aYDnyV4vpfQ

Saiba mais:

Quando é a hora de procurar um sexólogo?

Sexólogo explica como alcançar o orgasmo seduzindo

Sexólogo responde dúvidas dos leitores sobre: ardência no sexo, orgasmo, prazer e absorvente interno

Sexólogo responde: dúvidas sobre sexo enviadas pelos leitores

Sexólogo abre o jogo e conta tudo sobre masturbação

Sexólogo explica sobre andropausa e sexualidade masculina

Como combater a perda de libido masculina