Motivação

Dê prioridade a você e melhore sua autoestima! Aprenda a se valorizar e viva mais feliz

Por Redação Doutíssima 26/04/2014

Enjoying the sun

A autoestima é um aliado muito poderoso que nos permite as maiores conquistas da nossa vida. Acreditar no nosso potencial é meio caminho andado para abrirmos portas na realização de sonhos que inicialmente pareciam tão distantes e impossíveis de atingir. O problema é que, para muitas pessoas, não é tão fácil assim ter uma autoestima elevada.

Um dos principais motivos para o descontentamento, o desânimo e a sensação de frustração é a baixa autoestima. O fato de você se depreciar, se considerar um perdedor, alguém destinado ao fracasso, incapaz de ter sucesso e, além de tudo, de aparência pouco atraente, pode empurrar para baixo. Melhore sua autoestima, o que pode acontecer com fatos circunstanciais — como um nova conquista amorosa ou uma promoção no trabalho. Mas quem tem baixa autoestima encontra muito mais dificuldade para ser favorecido pelas circunstâncias.

Para ter uma vida mais feliz, siga as nossas dicas e melhore sua autoestima!

 

Melhore sua autoestima em 5 passos

 

1) Faça uma lista dos seus pontos fortes e fracos

Faça uma lista contendo dez itens fortes e dez fracos. Se você tiver dificuldades em encontrar dez pontos fortes, a sua autoestima está mesmo baixa. Lembre-se de tudo que aconteceu no passado que possa ser adicionado à lista. Melhore sua autoestima diagnosticando-se!

 

 

2) Defina expectativas

Tenha objetivos e expectativas reais para a sua vida. Pense de maneira equilibrada e faça uma lista daquilo que você deseja e realmente pode conquistar, tanto no âmbito profissional, quanto na vida amorosa. Quando você determina objetivos realistas, deixa de se cobrar por não conseguir atender suas expectativas ideais.

 

 

3) Esqueça a perfeição

Por mais clichê que pareça: Não, ninguém é perfeito! Não há emprego perfeito, mulher ou marido perfeitos, filhos perfeitos, corpo perfeito. A ideia da perfeição vem da mídia, dos filmes, da TV. Mas na realidade, ela não existe. Atenha-se ao que você de fato construiu na sua vida e valorize, sem levar em conta se foi fácil ou não. É o momento de correr algum risco, explorar as possibilidades. Melhore sua autoestima mudando as atividades, conhecendo novas pessoas, se dedicando a novos prazeres. Mudar de ambiente é uma ótima maneira de ganhar novas perspectivas.

 

 

4) Perdoe-se

Se você cometeu erros no passado, perdoe-se! Talvez erros nem tenham sido erros de verdade ou graves. Tudo isso é muito relativo. Mas se foram grandes erros, não importa, é exatamente errando que se aprende. Se você acha que está errando agora, pense bem. Serão erros mesmo ou tentativas de acertar? Seja como for, lembre-se que você sempre pode tomar o caminho certo quando reconhece o próprio erro.

 

 

5) Não faça comparações

O ser humano vive fazendo comparações, mas isso não deve ter grande efeito na vida de cada um. Se o seu amigo tem um emprego melhor, o seu vizinho tem uma mulher linda e o seu primo tem 5 mil amigos no Facebook não significa que eles são felizes como você imagina. Todos temos problemas. A sua vida não é melhor nem pior do que a dos outros. E se você aprender a viver com isso, sua vida será muito melhor.

 

 

Veja outras astúcias para elevar os ânimos e melhore sua autoestima!

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

 

Saiba mais:

Redes sociais influenciam diretamente na autoestima
Campanha valoriza autoestima no tratamento de câncer de mama
Cirurgia de reconstrução facial ajuda na autoestima de mulheres que sofreram violência doméstica
Valorize e aceite seus defeitos: aprenda a conviver com seus defeitos e dê um up na sua autoestima!
Ame-se: confira esses 10 truques para dar um up na autoestima. Sinta-se mais amada por você mesma!
8 Dicas para ajudar seu filho adolescente a ter mais autoestima
Como desenvolver a autoestima nas crianças