Dica do Dermatologista > Pele

Cuidados com a pele: saiba como tratar bem o seu principal cartão de visitas

Por Juliana Del Debbio 28/04/2014

A importância de se ter cuidados com a pele vai muito além das questões de saúde, pois ela tem influência também nos nossos relacionamentos afetivos e profissionais 

cuidados com a pele

O dia-a-dia, a poluição, o uso de maquiagens, barba e demais fatores, podem prejudicar a saúde da pele, deixa-la muito obstruída e oleosa, causando acne e até mesmo inflamações. O rosto é considerado uma das maiores preocupações estéticas, não somente das mulheres, mas dos homens também. A aparência da pele desta parte do corpo sofre com a influência de diversos fatores como: variação hormonal, alimentação, stress, exposição solar, entre outros.

Representando cerca de 16% do peso corporal, a pele exerce diversas funções como regulação térmica, defesa orgânica, controle do fluxo sanguíneo, proteção contra diversos agentes do meio ambiente e funções sensoriais como frio, calor, pressão, dor e tato. Por ser nosso órgão mais visível, tem um conceito social, pois se apresenta aos outros, sendo o nosso “cartão de visitas”.

Muitas pessoas pensam que os cuidados da pele passam apenas por limpar o rosto uma ou duas vezes por dia. No entanto, essas pessoas estão enganadas. Você deve seguir uma rotina diária de cuidados com a pele para ter uma pele bonita e retardar o envelhecimento da pele. Cuidar da pele diariamente é uma das maneiras de evitar que ela seja prejudicada, porém há momentos em que ela precisa de uma higiene mais detalhada e potencializada.

Cuidados com a pele

A limpeza de pele é usada não somente para remover cravos abertos e fechados, mas para remover as impurezas e resíduos de poluição retidos nos poros, desobstruindo-os, eliminar as células mortas acumuladas na camada mais superficial da epiderme, promover a hidratação e melhorar a oxigenação da pele reequilibrando o manto hidrolipídico, melhorando seu metabolismo.

Esse procedimento deve ser realizado por um dermatologista, esteticista ou fisioterapeuta que tenha especialização na área. Também deve ser realizada em ambiente preparado para tal, com todos os requisitos de higiene exigidos pela Vigilância Sanitária.

Todos os tipos de pele devem passar por processos de limpeza, ou melhor, higienização profunda da pele. A idade ideal para se iniciar a primeira higienização profunda de pele é na puberdade. É importante saber se o cliente está fazendo uso de algum produto com ácido. Caso use algum medicamento mais severo ou possua rosácea (doença inflamatória comum da pele que causa vermelhidão facial) deve informar ao especialista antes do tratamento.

Recomenda-se que a limpeza de pele seja feita a cada 30 ou 40 dias, pois esse é o tempo médio de renovação da pele, porém peles acneicas devem realizar a limpeza a cada 15 dias, para controlar a oleosidade e evitar o aumento da acne. Geralmente a limpeza de pele é realizada em 1 hora e 30 minutos. Dependendo do estado da pele e do tratamento proposto.

cuidados com a peleA limpeza de pele é indicada para homens e mulheres, pois é importante que a pele seja higienizada da maneira correta, porém após o procedimento é indicado que haja a manutenção durante a rotina habitual. Manter uma rotina de cuidados com a pele, como higienização, esfoliação e equilíbrio faz com que os benefícios da limpeza de pele durem mais e a pele esteja constantemente saudável.

A limpeza não é contraindicada para gestantes, porém deve-se evitar o uso de produtos que contenham ácidos, que são absorvidos pela pele. É importante também evitar a exposição ao sol logo após a limpeza, pois é maior a chance de manchar a pele.

A contraindicação é não realizar em peles que sejam muito sensíveis, pois podem ficar avermelhadas e irritadas. A limpeza de pele também não é indicada para quem apresenta acnes inflamadas, pois a remoção pode causar cicatrizes. E nunca esprema a acne, para não piorar a inflamação. Só um profissional habilitado sabe determinar quais são as lesões que podem ser retiradas, caso contrário, pode gerar cicatrizes.

Manter a pele impecável e linda não é tão difícil quanto você pode estar pensando, porém os resultados também não aparecem milagrosamente sem você dedicar algum tempo a cuidar da sua pele. Com a pele profundamente limpa, a penetração dos ativos contidos nos cosméticos e os procedimentos estéticos, invasivos ou não, com certeza, terão melhores resultados.

Cuidados com a pele: a manutenção da beleza

Pode-se afirmar que a beleza, hoje, pode ser construída ou reconstruída e que o envelhecimento pode ser retardado ou amenizado. Também é correto afirmar que qualquer procedimento estético facial seja cirurgia plástica, preenchimento, peeling ou até mesmo a simples aplicação de um cosmético, terá melhor efeito se a pele estiver preparada para tal.

A limpeza da pele em profundidade deve ser, sempre, o primeiro passo antes de qualquer opção de tratamento na estética facial. Uma rotina de cuidados diários da pele é fundamental para conseguir um radiante e saudável brilho na sua pele. Por isso devemos remover sempre a maquiagem antes de dormir; esfoliar o rosto uma vez por semana; higienizar e tonificar a pele todos os dias; utilizar hidratante para evitar ressecamento; não esquecer de utilizar sempre filtro solar e utilizar os produtos indicados para cada tipo de pele.

Por isso tudo, seja qual for a idade, uma pele saudável é sem dúvida o reflexo de um estilo de vida que inclui o sono de qualidade, um estado de espírito sereno, alimentação saudável, atitudes positivas, exercício físico e a higienização profunda. A sessão de limpeza de pele, hoje, deve ir muito além dos benefícios à beleza da pele, pois deve ser prazerosa, relaxante e fazer parte da rotina de cuidados com a saúde e a imagem de homens e mulheres, inseridos numa sociedade que valoriza, cada vez mais, a aparência e a qualidade de vida.

A nossa pele sente e agradece!

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

Saiba mais:

5 Dicas para escolher o protetor solar corretamente

Base com protetor solar e protetor com cor de base: qual a diferença?

Proteção para a pele: veja dicas importantes sobre o uso de protetor solar

Sol e vitamina D: aliados naturais da sua saúde

Como tomar sol no verão sem estragar a pele

Conheça os perigos de usar óculos de sol falsificados

Como escolher os óculos de sol que combinam com o seu rosto