Especialidades

Aprenda a medir a pressão arterial em casa

Por Redação Doutíssima 02/05/2014

Saber medir a pressão arterial é de extrema importância para quem sofre de hipertensão. Por se tratar de uma doença silenciosa, que não gera nenhum sintoma ou sinal, é necessário monitorar frequentemente sua pressão.

O ato de medir a pressão pode ser realizado em consultório médico, em farmácia ou até mesmo em casa. Em geral, ela é verificada por meio de um aparelho chamado esfigmomanômetro, que consiste de um estetoscópio, um revestimento para o braço, um mostrador, uma bomba e uma válvula.

Para medir a pressão em casa, primeiro encontre um lugar tranquilo e silencioso. Foto: Shutterstock

Para medir a pressão em casa, primeiro encontre um lugar tranquilo e silencioso. Foto: Shutterstock

Como medir a pressão

Para medir a pressão arterial em casa, é preciso tomar alguns cuidados. Primeiramente, encontre um lugar tranquilo e silencioso, afinal, você terá que ouvir seus próprios batimentos cardíacos. Procure estar confortável, relaxado e de bexiga vazia.

Também é importante manter a manga da blusa erguida e o braço relaxado na altura do coração. Deixe as pernas descruzadas e apóie seu antebraço em uma mesa com a palma da mão estendida para cima.

Evite medir a pressão em situações que possam elevá-la temporariamente, como estresse, fumo, temperatura fria, exercício físico, cafeína e alguns remédios. O melhor horário para aferição da pressão é pela manhã, ainda em jejum.

Adotado estes cuidados, peça, de preferência, que alguém coloque o aparelho de pressão – que pode ser tanto um monitor digital quanto um manual – em seu braço esquerdo. Após, localize sua pulsação, pressionando levemente o dedo indicador e o médio no centro do braço, no lado contrário do cotovelo. Caso não consiga localizar seu pulso, coloque a cabeça do estetoscópio ou a almofada do medidor na mesma região.

Na sequência, procure ajustar a almofada do aparelho em seu braço, posicionando a cabeça do estetoscópio acima da artéria do braço. Para ouvir melhor o som, coloque o estetoscópio no ouvido.

Aparelho manual

Para medir a pressão com um monitor manual, procure segurar o medidor na mão esquerda e a bomba na direita. Comece, então, a inflar a almofada, apertando a bomba até o monitor ler 30 pontos (mm Hg) acima da pressão sistólica esperada. Neste momento, você poderá ouvir o seu coração e o seu pulso pelo estetoscópio.

Sem tirar o foco do monitor, abra a válvula de ar no sentido anti-horário. A partir de então, o monitor deverá registrar a queda de dois ou três pontos a cada batimento cardíaco.

Observe atentamente a primeira pulsação e anote o valor mostrado no monitor (pressão sistólica). Continue esvaziando a almofada, até o som sumir. Quando isto acontecer, você terá a medição da pressão diastólica. Com a pressão devidamente medida, solte completamente a almofada. Para a conferência desta aferição, espere um minuto e refaça o procedimento.

Aparelho digital

Já medir a pressão com um aparelho digital é um pouco mais simples e fácil. Basta segurar a bomba com a mão direita e apertar o botão que dará início a aferição da pressão arterial. Na sequência, comece a inflar a almofada apertando a bomba até a leitura 30 pontos (mm Hg) acima do valor esperado. Alguns aparelhos podem inflar a almofada automaticamente.

A leitura de sua pressão aparecerá no monitor. Ao final, o aparelho emitirá um efeito sonoro sinalizando o fim da medição. Caso ocorra uma falha na aferição, espere um minuto para medir novamente.

Antes de começar a medir a pressão arterial em casa, leve seu aparelho ao médico para que ele possa verificar se ele está aferindo a pressão corretamente.

 

 Clique aqui para se cadastrar!

 

 

Saiba mais:

Infarto na mulher: o que acontece quando o ataque cardíaco ocorre no público feminino

Alerta: 4 Coisas que você sente antes de um ataque cardíaco (infarto)

Falta de potássio causa infarto? Tire as suas dúvidas agora e comece a cuidar mais da sua saúde

Síndrome de Dressler: saiba mais sobre a inflamação que pode surgir após o infarto

Poluição do ar favorece ataques cardíacos

Obesidade no Brasil: quase 70% dos brasileiros está em situação de sobrepeso

Como agir em caso de derrame (AVC)

Alto risco! Infarto em jovens e pessoas com menos de 40 anos são mais perigosos

Relógio da apple será capaz de prever ataque cardíaco

Entenda o que são as doenças cardiovasculares e quais são os grupos de risco

Entenda como o pré-operatório de cirurgia cardíaca é importante para o sucesso da operação

Infarto na mulher: o que acontece quando o ataque cardíaco ocorre no público feminino

3 Remédios caseiros para tontura

Alerta: Nem toda tontura é labirintite!

Função do cérebro pode diminuir com doenças cardíacas

Atenção aos pequenos indícios! Conheça os sintomas de doença do coração que o corpo nos indica

Entenda em quais casos de tratamento é indicada a cirurgia de sopro no coração

As dúvidas sobre as principais doenças do coração: arritmia cardíaca pode matar?