Dica do Nutricionista > Qualidade de vida

Comer cereais matinais aumenta a expectativa de vida! Veja dicas de como tornar seu café da manhã mais saudável

Por Redação Doutíssima 06/05/2014

Um levantamento feito pela Breakfast Cereal Information Service, entidade do Reino Unido, descobriu que o aumento na ingestão de fibras – em muitas vezes os cereais matinais – está associado a menores taxas de mortalidade.

O estudo acompanhou 452.717 mil pessoas na Europa durante quase 13 anos, as quais responderam a questionários para avaliar a quantidade de fibras que elas ingeriam. Durante esse período, 23.582 mortes foram registradas.

Consumo de cereais está associado a maior expectativa de vida e a menos doenças. Foto: Shutterstock

Consumo de cereais está associado a maior expectativa de vida e a menos doenças. Foto: Shutterstock

Analisando a relação entre o consumo de cereais matinais e mortalidade, os cientistas descobriram que a ingestão de fibras foi associada a maiores índices de expectativa de vida e com menores ocorrências de doenças dos sistemas circulatório e digestivo.

Estudos anteriores mostram que o consumo de cereais matinais no café da manhã fornece boas quantidades de micronutrientes, fibras, proteínas e carboidratos com baixo índice de gordura.

Com a pesquisa atual, foi comprovado que os cereais matinais proporcionam a quantidade total de fibras que deve ser consumida diariamente. O alimento pode ainda ser fonte de cálcio, quando consumido com leite.

Fibras ajudam a manter o intestino regulado, fator que contribui para o aumento da longevidade. Estimulando a flora intestinal benéfica, ela se torna mais efetiva no extermínio de bactérias que entram em nosso organismo.

Consumindo cereais matinais

Preparamos algumas dicas relacionadas ao consumo de cereais matinais e outras fibras que podem melhorar a sua alimentação. Confira e adote boas práticas à mesa!

– Inclua mais fibras na dieta e aproveite os benefícios: apesar de as fibras apresentarem diversos benefícios conhecidos para a saúde, apenas 32% da população brasileira consome as quantidades adequadas, de acordo com a Pesquisa de Orçamentos Familiares do IBGE. Comece a comer cereais matinais!

– Leite com cereal e mais fibras para o seu dia: acrescentando cereais matinais ao seu leite, você também está adicionando fibras insolúveis. Os cereais são melhores nesse quesito, porém todos os cereais matinais possuem fibras e ajudam o organismo.

– Invista no básico, arroz e feijão: as fibras e a proteína vegetal presentes no feijão são incomparáveis e imbatíveis tanto no quesito nutricional quanto na riqueza em fibras. O arroz é o combo quase completo. O grão possui várias vitaminas do complexo B, carboidratos, cálcio, folato e ferro. Sempre lembrando que, para aumentar a quantidade de fibras do cardápio, você pode optar pela versão integral desse alimento.

– O segredo do prato colorido: além de enriquecer o seu cardápio com fibras solúveis, você ainda está enchendo-o de saúde. Quanto maior a variedade de cores no seu prato, maior a quantidade de vitaminas, minerais e nutrientes.

– Fruta de sobremesa: essa é uma ideia muito nutritiva e bastante saborosa para a sobremesa, além de trazer uma grande quantidade de fibras solúveis. Abuse da criatividade ao prepará-las: podem ser acompanhas de aveia, cereais matinais, granola e semente de linhaça, que acrescentam ainda mais fibras ao lanche ou à sua sobremesa.

– Coma o bagaço e a casca das frutas: a maior fonte de fibras das frutas está no bagaço e na casca. Sabe aquela casca de maçã que você joga fora depois de descascar? Ou o bagaço da laranja? Ambos são uma grande fonte de fibras e de diferentes vitaminas. A maior parte da vitamina C que provém da maçã fica em sua casca.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

Saiba mais:

Conheça os malefícios do sobrepeso para sua saúde bucal

Tratamento para obesidade: quando é hora de procurar e quais os melhores tratamentos paracombater o excesso de peso

Ler as informações nutricionais do rótulo dos alimentos pode ajudar a perder peso

Não espere mais! Aprenda como acelerar o metabolismo e perca peso ainda mais rápido

Composição corporal: o que você precisa saber para perder peso com saúde e de maneira definitiva

DIETA DE PROTEINAS : Já ouviu falar na dieta de proteínas? Saiba mais sobre essa dieta, suasconsequências e possíveis benefícios para saúde e perda de peso

Saiba mais sobre a nova maneira de perder peso: aplicativos para dieta nos smartphone

16 dicas para perder peso

Antes e depois: Mãe de dois, Perlla comemora perda de peso

Metade da população de São Paulo está acima do peso

Aparelho de Musculação ou peso livre: qual a diferença?

8 Hábitos que garantem uma dieta para perder peso

Um em cada três adultos tem excesso de peso ou é obeso

Como aumentar seu peso